DDF PORTO 2017 – Dismorfias Dentofaciais, perspetivas ortodôntico-cirúrgicas

“DDF PORTO 2017 – Dismorfias Dentofaciais, perspetivas ortodôntico-cirúrgicas” é o evento que terá lugar no auditório do Centro de Investigação Médica, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, entre os dias 30 de junho e 1 de julho, que reúne especialistas de diferentes áreas: estomatologia, otorrinolaringologia, cirurgia maxilofacial, cirurgia plástica, medicina dentária, medicina física e de reabilitação e fisioterapia, para discutir as Dismorfias Dentofaciais (DDF), uma patologia transversal a todas estas áreas.
Ao longo dos dois dias de Congresso e, tendo como base as DDF, são muitos os temas abordados por oradores nacionais e internacionais, onde se destacam os contributos do Dr. Shalin Shah, ortodontista dos Estados Unidos da América (EUA), que vem falar sobre “Quantificação da Dimensão Transversal”; do Prof. Carlos Cabrera, vindo do Brasil, que irá abordar o “Diagnóstico cirúrgico ortológica”; e, em especial, do Dr. William Arnett, cirurgião maxilo facial dos EUA, formador no curso pré-congresso sobre planeamento ortodôntico-cirúrgico.
Segundo o Dr. João Correia Pinto, Presidente do Congresso, “O aparelho estomatognático é fundamental em funções tão básicas como a fala, mastigação deglutição e respiração, além da sua relevância subjetiva na vida de relação. É neste contexto que as Dismorfias Dentofaciais, enquanto alterações de desenvolvimento e/ ou estruturais do aparelho estomatognático, se assumem como patologia de elevado relevo para o indivíduo e para a sociedade. Embora não haja dados concretos sobre a prevalência em Portugal, nos EUA e Reino Unido estima-se que, pelo menos, 5% da população tenha uma dismorfia dentofacial. Estando a abordagem desta patologia dispersa por várias áreas do saber, importa concatenar conhecimentos e experiências de forma a alcançar o melhor tratamento para o doente.”
Pode consultar todas as informações no site do evento, em https://ddfporto2017.med.up.pt/index.php/pt/informacoes-gerais/1-ambito#ponto1.