A atividade física regular oferece muitos benefícios

Antes de fazer exercício físico saiba o que fazer para evitar lesões

Atualizado: 
06/02/2015 - 11:06
O maior risco de ser lesado está no sofá e resulta tanto da inactividade física quanto da mental e social.

A actividade física, a saúde de cada um e a qualidade de vida individual e familiar estão completamente associadas. O sedentarismo é um dos factores de risco mais prevalente em todo o mundo para o desenvolvimento de muitas e diferentes doenças crónicas, como é o caso de doenças cardiovasculares e metabólicas que estão entre as principais causas de morbilidade e mortalidade no mundo ocidental. Também o é para a obesidade cuja prevalência fez com que a OMS a considere como epidemia. A atividade física regular oferece muitos benefícios para a saúde, sociais e psicológicos. Assim, a integração da atividade física no quotidiano das pessoas é uma prioridade e até uma responsabilidade de todos e de cada um.

Sabemos que as lesões são uma preocupação e têm impacto socioeconómico significativo. Podemos classifica-las em agudas/traumáticas (ex.: entorses do tornozelo, cãibras, fracturas de stress) e crónicas/sobrecarga (ex.: tendinose rotuliana – Jumper’s Knee, aquiliana, Síndrome da banda ílio-tibial – Runner’s knee). As de sobrecarga são as mais frequentes. Não obstante, na maioria dos desportos coletivos a entorse do tornozelo tende a ser a mais prevalente.

A pergunta que se coloca é o que fazer para beneficiar das inúmeras vantagens do exercício físico reduzindo ao mínimo o risco de lesões. Neste sentido, somos de opinião que um exame médico-desportivo e a realização de exercício preventivo são muito importantes. O exame médico-desportivo pode ser mais ou menos completo e incidirá sobre, e tendo sempre em conta as características e história clínica individuais, a avaliação da função cardiorrespiratória, análises clínicas, avaliação do equilíbrio muscular (avaliação isocinética) e consulta de Medicina Desportiva. As recomendações serão abrangentes e completas passando pela quantidade e intensidade de exercício mais adequadas, aquecimento, exercícios de prevenção, hidratação e nutrição e outras.

Hoje conhecemos estratégias de prevenção muito eficazes e seguras para as lesões que podem resultar da prática de exercício físico. Os programas de prevenção, onde um exemplo é o FIFA 11+, são muito eficazes na prevenção de lesões, sendo fáceis e divertidos de fazer e consistem num conjunto de exercícios que duram cerca de 20 minutos. Se realizados pelo menos 2 vezes por semana podem reduzir as lesões em mais de 50%.

Justamente com vista a disseminar conhecimentos e promover o que de melhor se faz na prevenção, diagnóstico e reabilitação de lesões realiza-se a 3ª edição das Jornadas Saúde Atlântica na Clínica do Dragão - Porto, no dia 7 de Fevereiro, tendo por tema – As lesões e os problemas mais frequentes do futebol. O que todos devem saber - www.jornadassaudeatlantica.com. Vai-se discutir a avaliação Médico-Desportiva e divulgar os programas Safe Football, Footbal for Health e o FIFA 11+. Para isto levaremos um grupo de crianças para o Estádio do Dragão e mostraremos como se faz. É possível praticar futebol em segurança e evitar muitas lesões, beneficiando os 32% de crianças portuguesas com excesso de peso e a maioria dos jovens que não atingem os níveis recomendados de atividade física que, segundo o Observatório Nacional para a Actividade Física e Desporto, IPDJ, I.P., nos jovens, só os rapazes com 10-11 anos são suficientemente ativos. Nas Jornadas teremos também, pela primeira vez em Portugal, a passadeira anti-gravítica - Alter G® - com tecnologia da NASA. Vamos oferecer a alguns dos mais de 700 inscritos a oportunidade de caminhar e correr com a gravidade reduzida, o que permite a prática de exercício seguro e sem dor em pessoas com patologias ósseas, articulares ou outras, excesso de peso e a aceleração da reabilitação funcional. Assim, através desta aposta inovadora e efectiva, a Clínica do Dragão, primeira certificada pela FIFA na Península, reafirma e faz mais forte a sua missão na melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas, alinhando com as orientações da União Europeia para a Actividade Física aprovadas pelos 27 países da UE em Novembro de 2008 e, mais recentemente, pelas que o Observatório Nacional da Actividade Física vem concretizando a bem da Saúde e aptidão física dos cidadãos.

Autor: 
João Espregueira-Mendes - Director da Clínica do Dragão – FIFA Medical Centre of Excellence
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro e/ou Farmacêutico.