4ª Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção

Com o tema "Contracepção: desafios e oportunidades”, a 4ª edição da Reunião Nacional da Sociedade Portuguesa da Contracepção (SPDC) acontece este ano na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

A discussão sobre as novas moléculas contraceptivas e as novas doenças civilizacionais, como HTA, diabetes, obesidade, depressão e enxaquecas é tema central de uma das principais mesas temáticas. Na oportunidade, serão avaliados os benefícios e riscos, particularmente cardiovasculares, dessa combinação, além de serem discutidas questões sobre as interacções medicamentosas.

O programa também contempla uma discussão sobre a modernização do conceito de contracepção nos últimos anos e o surgimento de numerosos métodos contraceptivos, que são fundamentais na prevenção efectiva da gravidez não desejada, do aborto e na melhoria da qualidade de vida da mulher e do casal. Em Portugal, os avanços nessa área estão intimamente ligados ao trabalho desenvolvido pela SPDC.

Com a contribuição do epidemologista Henrique Barros, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o encontro traz uma discussão multidisciplinar sobre os desafios da contracepção para mulheres com VIH. Apesar de os avanços científicos recentes permitirem que mulheres com VIH tenham uma gravidez de menor risco de transmissão da doença ao filho, ainda existe um desconhecimento generalizado sobre a matéria.

A SPDC aponta o campo do aconselhamento contraceptivo como outro grande desafio da área. Um desafio que torna-se cada vez maior em decorrência de factores como a frequente utilização da contracepção hormonal (em Portugal, 65% das mulheres optam pelo método) e a maior sensibilização para a importância da sexualidade feminina. Para abordar o tema, a SPDC convidou o presidente da European Society of Contracetion and Reprodutive Health, Johannes Bitzer para a palestra "A contracepção hormonal e a sexualidade feminina”, e a Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica para uma mesa redonda sobre sexualidade e contracepção.

No campo das oportunidades, Sharon Cameron, do Consórcio Europeu de Contracepção de Emergência (ECEC) abordará questões relacionadas com a contracepção de emergência. Ainda sobre as oportunidades da contracepção, a 4ª reunião da SPDC contará com uma mesa sobre a consulta de Planeamento Familiar e as suas múltiplas actuações no rastreio e na prevenção.

Dos grandes desafios com que se confrontam os profissionais de hoje às oportunidades oferecidas pelos novos métodos contraceptivos, a 4ª Reunião Nacional da SPDC assume-se como um espaço de discussão e de actualização do conhecimento, numa área decisiva, não apenas para a mulher, mas, para homens e crianças. Para toda a sociedade.

27/09/2013 a 28/09/2013 (ended)
País: