Anunciada abertura do primeiro Centro de Teste de Biópsias Líquidas do Biomarcador RAS

Este constitui um importante marco para a disponibilização aos doentes com cancro colorretal metastático (CCRm) do novo teste de biópsias líquidas do RAS, e um significativo passo em frente na parceria entre a Merck Serono e a Sysmex Inostics GmbH, Hamburgo, Alemanha. O método da biópsia líquida, também conhecido por teste sanguíneo do biomarcador, representa uma abordagem simples e rápida para a determinação da análise mutacional do RAS (KRAS e NRAS) nos tumores, uma vez que necessita de uma única colheita de sangue, em detrimento de uma biópsia de tecido ou procedimento cirúrgico.1
“Estamos extremamente satisfeitos pelos progressos significativos alcançados, em menos de um ano de colaboração com a Sysmex Inostics, com o objectivo de levarmos aos doentes este novo teste de biópsias líquidas do biomarcador RAS, num dos principais centros de oncologia da Europa”, referiu Belén Garijo, Membro do Conselho Executivo da Merck e CEO Healthcare, na cerimónia de abertura em Barcelona. “A Merck Serono está empenhada em melhorar os resultados dos doentes e apoiar os médicos no avanço do tratamento standard do cancro colorretal metastático, e sentimo-nos realizados por em breve podermos oferecer à comunidade da oncologia internacional um novo método para testar o biomarcador RAS.”
O teste da biópsia líquida do biomarcador RAS irá contribuir para os avanços na medicina de precisão, apresentando igualmente o potencial de disponibilizar os resultados da análise mutacional em poucos dias, auxiliando na orientação das decisões de tratamento.1 Aproximadamente metade dos doentes com CCRm apresentam mutações RAS.2 Os resultados de diversos estudos, que avaliam a análise mutacional do RAS, em doentes com CCRm, demonstraram que as terapêuticas com anticorpos monoclonais, dirigidas ao recetor do factor de crescimento epidérmico (EGFR), tal como o Cetuximab, podem melhorar os resultados nos doentes com CCRm, RAS não mutado.3–9
Espera-se que o teste da biópsia líquida do biomarcador RAS receba aprovação de Conformidade Europeia (marcação CE) nos próximos meses, tornando-o acessível a uma população mais ampla de doentes CCRm. O teste será implementado em vários centros médicos em todo o mundo. O Instituto de Oncologia Vall d’Hebron será o primeiro centro de testes desta natureza, com mais laboratórios a serem estabelecidos ao longo de 2015, incluindo Austrália, França, Alemanha, Itália e Reino Unido, entre outros.
“Este é um passo significativo na nossa parceria com a Merck Serono,” destacou Fernando Andreu, CEO da Sysmex Inostics. “Temos o prazer de ter o Instituto de Oncologia Vall d’Hebron como a primeira instituição a oferecer o nosso teste altamente sensível OncoBEAM™ para diagnósticos sanguíneos.
Esta aliança colaborativa entre a Merck Serono e a Sysmex Inostics, juntamente com a reputação e experiência do Vall d’Hebron, representa outro passo importante no avanço da medicina personalizada dos doentes com cancro colorretal metastático e no aumento do valor dos nossos ensaios clínicos OncoBEAM™.”
O Instituto de Oncologia Vall d’Hebron’s irá utilizar amostras sanguíneas dos doentes com CCRm para o avanço da pesquisa dos biomarcadores RAS. A capacidade para testar estas mutações no Vall d’Hebron, com um método de teste potencialmente mais rápido e fácil, pode melhorar o standard de tratamento dos doentes.
“Como os doentes com cancro colorretal metastático (CCRm) podem responder de forma diferente a vários tratamentos, é importante uma maior compreensão acerca do tumor, especialmente a sua biologia e genética”, mencionou o Professor Josep Tabernero, Director do Instituto de Oncologia Vall d'Hebron.
“Assim que este teste de biópsias líquidas do biomarcador RAS receber a marcação CE, vai-se tornar um avanço importante no teste dos doentes CCRm e constituir uma ferramenta útil nas decisões de tratamento. O método da biópsia líquida pode potencialmente economizar tempo, comparativamente ao actual teste RAS que recorre a tecido, poupando os doentes a uma biópsia de tecido ou procedimento cirúrgico. Necessitaremos apenas de uma amostra de sangue, e podemos potencialmente disponibilizar resultados em 2-3 dias.”
Referências:
- Diaz LA Jr and Bardelli A. J Clin Oncol 2014;32(6):579−86.
- Vaughn CP, et al. Genes Chromosomes Cancer 2011;50(5):307−12.
- Douillard J-Y, et al. N Engl J Med 2013;369(11):1023–34.
- Schwartzberg LS, et al. J Clin Oncol 2014;32(21):2240–7.
- Bokemeyer C, et al. Oral presentation at the 2014 American Society of Clinical Oncology Annual Meeting, May 30–June 3, 2014. Abstract No:3505.
- Stintzing S, et al. Oral presentation at the 2014 European Society of Medical Oncology Annual Meeting, September 26–30, 2014. Abstract No:LBA11.
- Van Cutsem E, et al. J Clin Oncol 2015;pii: JCO.2014.59.4812.
- Cetuximab® (cetuximab) SmPC, 2014. Available at: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/000558/WC500029119.pdf. Last accessed February 2015.
- Vectibix® (panitumumab) SmPC, 2014. Available at: http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/000741/WC500047710.pdf. Last accessed February 2015.