Yondelis em ensaios clínicos no tratamento do leiomiossarcoma uterino

A National Comprehensive Cancer Network (NCCN) Clinical Practice Guidelines in Oncology em neoplasias uterinas recomendou a inclusão do Yondelis em ensaios clínicos para o tratamento de doentes com leiomiossarcoma uterino, já que os dados da actividade deste medicamento nesta indicação (13,9 meses de sobrevivência global) mostram que pode ser útil em doentes que já esgotaram as linhas de tratamento standard.
Os leiomiossarcomas são tumores agressivos e frequentemente difíceis de tratar. O leiomisossarcoma uterino é um sarcoma de tecidos moles que deriva das células dos músculos lisos do útero. Já os sarcomas de tecidos moles são tumores malignos que surgem nas células mesenquimais e são um grupo heterogéneo de tumores representando 0,7% dos tumores malignos.
Geralmente, os sarcomas classificam-se de acordo com a linha de células normais a que mais se parecem. De todos os sarcomas de tecidos moles, cerca de 5 a 10% são leiomiossarcomas e acredita-se que provenham de células musculares lisas das paredes dos pequenos vasos sanguíneos.
A NCCN é uma entidade sem fins lucrativos formada por 23 dos principais centros do mundo dedicados à investigação, educação e cuidado dos doentes com cancro. Os seus principais objectivos são melhorar a qualidade, eficácia e eficiência dos cuidados dos doentes com cancro para melhorar a sua qualidade de vida. Através da liderança e experiência dos profissionais clínicos das instituições membros da NCCN, esta desenvolve recursos que representam informação valiosa para os numerosos interessados em melhorar o sistema de cuidados de saúde. Assim, a NCCN promove a importância da melhoria contínua da qualidade e reconhece a importância da criação de guidelines de prática clínica adequados para uso dos doentes, médicos e outros responsáveis que tomam decisões nos cuidados médicos.
Algumas instituições membros da NCCN foram pioneiras no conceito da abordagem em equipa multidisciplinar no atendimento ao doente e poder assim levar a cabo uma investigação inovadora que contribua significativamente na compreensão, diagnóstico e tratamento do cancro.
Sobre PharmaMar
A PharmaMar é uma empresa biofarmacêutica do Grupo Zeltia líder mundial na descoberta, desenvolvimento e comercialização de novos medicamentos de origem marinha contra o cancro. Yondelis é o primeiro medicamento anti-tumoral espanhol, está actualmente aprovado para o tratamento dos sarcomas de tecidos moles em 42 países fora do Espaço Económico Europeu (EEE) e em 31 desses países para o tratamento do cancro do ovário recorrente e platino sensíveis, para além do Brasil. Em 30 países do EEE está também aprovado para o tratamento dos sarcomas de tecidos moles e do cancro do ovário recorrentes platino sensíveis. Yondelis também está em estudo de fase II no cancro da mama e tumores pediátricos. A PharmaMar conta com outros quatro novos compostos em desenvolvimento clínico: Aplidin, Zalypsis, PM01183 e PM060184. A PharmaMar também tem uma excelente carteira pré-clínica de candidatos e um forte programa de investigação e desenvolvimento.
Sobre a Zeltia
Zeltia S.A é um grupo biofarmacêutico líder mundial no desenvolvimento de medicamentos de origem marinha aplicados à oncologia. As principais empresas do Grupo Zeltia são a PharmaMar, a empresa biotecnológica líder mundial dedicada ao desenvolvimento de tratamentos contra o cancro através da descoberta e desenvolvimento de medicamentos inovadores de origem marinha; GENOMICA, a primeira empresa espanhola no campo do diagnóstico molecular; Sylentis, dedicada à investigação de aplicações terapêuticas no silenciamento genético (RNAi), e um sector químico composto pela Zelnova e pela Xylazel, duas empresas rentáveis e líderes nos seus respectivos segmentos de mercado.