UMinho

Médico José Guilherme Monteiro doa biblioteca particular

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) inaugurou a Biblioteca Prof. José Guilherme Monteiro, no Famalicão IN-Hub, que tem mais de 3000 volumes doados por aquele médico e investigador. A cerimónia juntou o benfeitor, o Pró-reitor para a Participação Universitária e Ligação ao Território, Carlos Videira, o Presidente da ECUM, José González-Méijome, o Diretor do Departamento de Física da UMinho, Filipe Vaz, e a responsável do Plano Estratégico de Famalicão, Paula Dourado, entre outros.

O IN-Hub situa-se na freguesia de Vale de São Cosme, em Famalicão, e acolhe diversos laboratórios, em especial da UMinho. A nova biblioteca está instalada no Laboratório de Investigação em Optometria Clínica e Experimental (CEORLab) do Centro de Física da ECUM. Inclui cerca de 150 livros publicados entre 1935 e 2020, mais de 500 edições periódicas das sociedades Francesa, Britânica e Portuguesa de Oftalmologia e, entre outros materiais, a coleção completa da revista “New Scientist”, de 1972 a 2020, que ultrapassa os 2500 exemplares.

José Guilherme Monteiro colabora com a UMinho desde 2018, nomeadamente na formação contínua em Patologia Ocular e no apoio a investigadores e estudantes de mestrado e doutoramento. Em 2024, propôs oferecer parte significativa da sua biblioteca, incluindo obras que pertenceram ao seu pai, também ele oftalmologista. José González-Méijome ajudou no transporte de mais de 20 caixotes de volumes, desde a casa do benfeitor, na Aguda (Gaia): “Graças a este novo espaço em Famalicão, conseguimos responder afirmativamente ao desafio e também honrar este legado”, referiu.

O espólio da biblioteca destina-se à consulta e utilização pela equipa do CEORLab, mas outros membros da academia e da sociedade também podem aceder, mediante pedido prévio. Entre os projetos em curso, este laboratório está a desenvolver dispositivos de avaliação e tratamento visual para a população jovem, com a parceria do grupo EssilorLuxottica; e a realizar um projeto de avaliação visual das crianças dos 6 aos 12 anos das escolas do concelho de Famalicão.

José Guilherme Monteiro nasceu em 1943, no Porto. Formou-se em Medicina pela Universidade do Porto, foi assistente de farmacologia na Universidade de Luanda e, regressado a Portugal, fez o internato de oftalmologia no Hospital de Santo António (Porto) e cofundou e dirigiu o Serviço de Oftalmologia do Hospital Pedro Hispano (Matosinhos). Após a aposentação, exerceu oftalmologia no seu consultório no centro do Porto e no grupo Trofa Saúde (Hospital da Boa Nova e Hospital de Dia da Maia). Dedica-se também à investigação, à fotografia e à escrita, sendo autor de livros como “A História do Glaucoma”.

 

Fonte: 
Universidade do Minho (UMinho)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.