Opinião

Revitalizar e rejuvenescer: tratamentos que falam a língua do outono

Atualizado: 
06/10/2025 - 09:03
O verão, época de vida ao ar livre e, para a maioria, de férias na praia, impele-nos a aproveitar ao máximo o Sol, potenciado toda a energia boa que nos transmite e a libertar-nos das amarras da formalidade e dos cânones da esfera profissional. Em parte, o nosso corpo transforma-se no nosso mais desejado outfit, reveladoramente dourado, e o nosso espírito enche-se de joie de vivre, esse estado de deleite que os franceses tão bem exprimem.

Há consequências, ao nível estético, da nossa filosofia estival de vida? A resposta é afirmativa, mas não pretende ser sancionatória, já que dispomos, atualmente, de recursos de natureza diferente que permitem neutralizá-las, ou até melhorar a aparência e a juventude de rosto e corpo. Desse conjunto, destaco os procedimentos abaixo, que têm em comum o facto de serem feitos em consultório, serem pouco invasivos e não terem período de recuperação. Refira-se ainda que a duração dos resultados difere e o ciclo de renovação depende não apenas do produto, mas também das características de cada paciente.

A regeneração da pele com bioestimuladores é um procedimento a que se recorre cada vez mais, para rosto e corpo, embora normalmente se associem sobretudo ao rosto, pelas características que apresenta, nomeadamente a estimulação da produção de colagénio, com resultados que se vão progressivamente tornando mais evidentes, dependendo da resposta natural do organismo.  A pele ganha luminosidade e uniformidade, torna-se mais firme e as rugas diminuem, resultando num rejuvenescimento visível. 

Para as rugas de expressão, está indicada a aplicação de toxina botulínica, um processo rápido e minimamente invasivo, que consiste em injetar uma substância que vai atuar no processo natural de contração muscular, resultando no relaxamento dos músculos e suavização das rugas. O procedimento é pouco invasivo e permite resultados rápidos e visíveis em poucos dias.

 Uma outra opção muito procurada é a aplicação de skinboosters, que consiste em microinjeções de ácido hialurónico que permitem hidratar as camadas mais profundas da pele. Distanciam-se dos cosméticos de aplicação superficial justamente por conseguirem criar como que um reservatório hídrico de duração prolongada. A aplicação de skinboosters não tem como alvo prioritário o aumento de volume, ou o preenchimento de rugas, mas sim a melhoria da textura da pele e da sua luminosidade. O processo de hidratação profunda permite, no entanto, a suavização das rugas e proporciona resultados muito naturais.

Se quisermos optar por um tratamento inovador, de tecnologia avançada, que combina

a radiofrequência com o microagulhamento, uma proposta que se destaca é o MorpheusÒ, que permite tratar não apenas a superfície da pele, mas também as camadas mais profundas, de forma minimamente invasiva. É uma ferramenta de primeira escolha ao serviço do rejuvenescimento, que produz efeitos duradouros, que se dirige a tratamentos de rosto e corpo, com múltiplas funções, que vão desde o tratamento da celulite ao rejuvenescimento da face.

Nunca será demais afirmar que qualquer opção exige consulta médica para auscultação dos pacientes, avaliação da sua situação particular e definição do tratamento mais adequado, concebendo o plano a propor, que pode consistir numa tipologia única ou na combinação de diferentes hipóteses.

 

Autor: 
Dr. Filipe Magalhães Ramos - otorrinolaringologista e diretor das clínicas de cirurgia plástica FMR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.