OMS esclarece

Os maiores mitos sobre o novo coronavírus

Atualizado: 
07/08/2020 - 11:06
Apesar de ainda existirem muitas perguntas sobre o novo coronavírus sem resposta, há, contudo, muitos mitos que vão persistindo, desde o início da pandemia, e que a Organização Mundial de Saúde tem vindo a desconstruir. Neste artigo mostramos-lhe os principais.

Mito 1 - As pessoas com mais idade são as únicas em risco com a COVID-19

Segundo as autoridades de saúde, qualquer pessoa, independentemente da idade, pode ser infetada com o vírus da COVID-19. No entanto, pessoas com 60 anos ou mais e/ou com problemas como asma, diabetes e doença cardíaca correm um maior risco de ficarem gravemente doentes. Assim, explica a OMS que todos nos devemos manter medidas preventivas como lavar as mãos com frequência e manter uma distância de segurança dos outros.

Mito 2 - Os antibióticos tratam e previnem a COVID-19

Os antibióticos apenas combatem as bactérias, não os vírus. A COVID-19 é causada por um vírus. No entanto, os doentes com COVID-19 podem tomar antibióticos para tratar infeções bacterianas que ocorram ao mesmo tempo que a doença, explica a Organização Mundial de Saúde.

Mito 3 - Os banhos quentes previnem a COVID-19

Não importa o quão quente é o banho ou duche, uma vez que a temperatura corporal normal permanece a mesma. Tomar banho com água muito quente pode causar queimaduras. Este é mais um mito que a OMS prontamente veio esclarecer.

Mito 4 - O calor e a humidade impedem a propagação da COVID-19

A infeção pelo novo coronavírus continua a atingir as populações do mundo independentemente da temperatura local. Se fosse esse o caso, países com tempo mais quente não teriam casos reportados de COVID-19.

Mito 5 - O frio e a neve previnem a COVID-19

O tempo frio não cura, não trata e não previne a propagação da COVID-19, afirma a OMS que aconselha que sejam tomadas a já anunciadas medidas preventivas.

Mito 6 - Comer alho previne e cura a COVID-19

O alho é um alimento saudável que pode eliminar alguns micróbios, mas não está comprovado que proteja as pessoas da COVID-19.

Mito 7 - As vacinas contra a pneumonia previnem a COVID-19

O vírus da COVID-19 é tão recente e diferente que precisa da sua própria vacina. As vacinas existentes são altamente recomendadas, contudo, para proteger a tua saúde da pneumonia.

Mito 8 - A hidroxicloroquina cura, trata ou previne a COVID-19

Atualmente, não está comprovado que a hidroxicloroquina possa curar ou prevenir a COVID-19. A utilização indevida da hidroxicloroquina pode até provocar efeitos secundários graves, doença ou mesmo a morte, alerta a Organização Mundial de Saúde.

Mito 9 - Os secadores de mãos previnem a COVID-19

Os secadores de mãos não conseguem eliminar a COVID-19. Para se manter protegido, diz a OMS, deve limpar frequentemente as mãos com uma solução à base de álcool ou sabão e água, secando-as cuidadosamente com toalhetes de papel que deve ir imediatamente para o lixo.

Mito 10 - Lavar regularmente o nariz com soro fisiológico previne a COVID-19

Segundo a Organização Mundial de Saúde, não está comprovado que a lavagem regular com soro fisiológico protege as pessoas contra a COVID-19 ou outras infeções respiratórias. Existem pequenos indícios de que pode ajudar a recuperar mais rapidamente de uma constipação comum.

MIto 11- As picadas de mosquito propagam a COVID-19

Não está comprovado que a COVID-19 se possa propagar através das picadas de mosquito. A COVID-19 propaga-se principalmente através das gotículas produzidas quando uma pessoa infetada tosse, se assoa ou fala. Também se pode propagar ao tocar numa superfície infetada, levando depois as mãos aos olhos, nariz ou boca. Para além de lavar regularmente as mãos, a OMS aconselha a desinfete as superfícies em casa onde mais se toca.

Mito 12 - As moscas propagam a COVID-19

Do mesmo modo, esclarece a OMS, não está comprovado que a COVID-19 se possa propagar através das moscas. A COVID-19 propaga-se principalmente através das gotículas produzidas quando uma pessoa infetada tosse, se assoa ou fala.

Mito 13 - As redes móveis 5G não propagam a COVID-19

Os vírus, incluindo o vírus que causa a COVID-19, não pode ser transportado pelas ondas de rádio ou pelas redes móveis. A COVID-19 tem sido, aliás, propagada em muitos países que não possuem redes móveis 5G.

Mito 14 - O calçado propaga a COVID-19

A probabilidade de a COVID-19 ser propagada através do calçado é muito baixa. Como precaução extra de segurança, a Organização Mundial de Saúde aconselha a deixar calçado à entrada de casa, sobretudo se houver crianças ou bebés a brincar no chão. Isto vai impedir o contacto com sujidade ou resíduos das solas do calçado.

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
OMS
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay