O que precisa saber

Mitos e verdades sobre a Anestesia

Atualizado: 
25/09/2020 - 10:33
A anestesia é um procedimento médico que visa bloquear temporariamente a capacidade do cérebro de reconhecer um estímulo doloroso através da administração de medicamentos por via intravenosa ou inalação. Embora se trate de uma técnica segura, muitas são ainda as dúvidas sobre a anestesia. Com a ajuda do anestesiologista do Centro Hospitalar Tondela-Viseu e Hospital CUF Viseu, Vítor Pinho de Oliveira, tentamos esclarecer os principais mitos.

As anestesias são todas iguais.

FALSO. Existem essencialmente 3 grandes tipos de técnicas anestésicas que se adaptam quer ao tipo de cirurgia que se vai realizar, quer à situação clínica de um doente específico: as técnicas de anestesia geral em que, por ação de fármacos, o doente fica num estado reversível de coma, inconsciente, sem capacidade de respirar autonomamente (precisando de ficar ligado a uma máquina que ventila por ele) e com os principais sinais vitais vigiados pelo anestesiologista, através de monitores específicos. A anestesia geral é totalmente controlada para que, após o fim da cirurgia, o doente recupere gradualmente a consciência e a estabilidade das suas funções fisiológicas, sem dor e com o máximo de conforto e segurança; técnicas de anestesia regional onde, sob o efeito de anestésicos locais, se retira a sensibilidade de determinada zona do corpo (por exemplo, “anestesia-se” isoladamente um braço ou uma perna, ou apenas da “cintura para baixo”) injetando-se esses fármacos junto de nervos ou através de uma picada na coluna vertebral (ex.: epidural); técnicas de sedação que, como o próprio nome indica, consistem num estado variável de quietude e alteração da consciência que permita tolerar procedimentos mais invasivos (por exemplo, uma colonoscopia) com o mínimo de desconforto.

Sedação e anestesia são a mesma coisa. 

FALSO. A sedação é uma técnica que através do uso de fármacos tranquilizantes visa provocar um estado mais ou menos profundo de sonolência e tranquilidade ao doente, permitindo-lhe tolerar procedimentos invasivos e dolorosos, mas onde o doente mantém a capacidade de respirar autonomamente e a capacidade de ser despertado de uma forma rápida. A anestesia (geral) designa um estado de total inconsciência do doente (um estado de coma), ficando este incapaz de respirar espontaneamente e necessitando de estar conectado a um ventilador. Contudo ambas as técnicas anestésicas exigem uma adequada monitorização dos sinais vitais e a presença constante de um anestesiologista que cuide do doente.

É necessário realizar uma consulta com anestesiologista antes da cirurgia.

VERDADEIRO. O risco associado a qualquer ato anestésico depende quer do tipo de cirurgia, quer das doenças associadas de cada doente. Por tal, é muito importante que todo o doente proposto para uma cirurgia programada seja observado previamente numa consulta de Anestesiologia. Nessa consulta faz-se a avaliação da história clínica do doente, antecedentes de cirurgias ou anestesias prévias bem como possíveis complicações associadas, faz-se a revisão da medicação habitual (com indicações quais os medicamentos que deverão ser mantidos ou interrompidos antes da cirurgia), realiza-se exame físico com especial atenção à avaliação da via aérea e avaliação cardiopulmonar e procede-se, se necessário, ao pedido de exames complementares, avaliação por outras especialidades ou outras necessidades especiais para a cirurgia (ex.: reserva de sangue ou vaga em unidade de cuidados intermédios/intensivos). Mas, acima de tudo, a consulta com anestesiologista é importante para que o doente possa esclarecer todas as dúvidas, anseios e discutir os riscos das diferentes opções técnicas, para depois se definir um plano anestésico adequado e personalizado.

Em pequenos procedimentos, com anestesia local, não é necessária a presença do anestesista.

VERDADEIRO. Existem inúmeros procedimentos cirúrgicos minor passíveis de se realizarem apenas com a infiltração de anestésico local, sem a necessidade da presença de um anestesiologista. Normalmente estes procedimentos são extração de lesões superficiais ou de pequenas dimensões cuja “agressão cirúrgica” tem curta duração. Todos estes procedimentos deverão ser sempre realizados por um médico competente e consciente dos riscos que incorre (infecção, hemorragia, dor) e preparado para resolver as complicações potenciais associadas. Contudo, lembrando um velho adágio que diz que “a única dor fácil de se suportar, é a dor dos outros”, é importante estar permanentemente atento ao grau de desconforto provocado ao doente e a tolerância deste a esse desconforto, dado que mesmo pequenos procedimentos poderão ser causadores de sofrimento significativo. Nesses casos, deverá ser solicitado o apoio de um anestesiologista.

A anestesia geral é perigosa uma vez que os medicamentos anestésicos não são seguros.

FALSO. A Anestesiologia é considerada das especialidades médicas mais seguras e das atividades humanas com mais baixa incidência de efeitos adversos ou complicações, comparando-se a outras “high reliability organizations” tais como a indústria nuclear ou a aviação civil. As melhorias introduzidas na última década reduziram 25 vezes o número de mortes atribuídas à anestesia, de 1 em 10.000 atos anestésicos para 1 em 250.000 atualmente.1 O nível de segurança atingido nos dias de hoje deve-se essencialmente ao uso de fármacos cada vez mais seguros e extensamente testados, à sua administração personalizada e adaptada a cada situação clínica, à existência de antídotos desses fármacos bem como à inovação tecnológica dos equipamentos que permitem uma rigorosa monitorização das funções vitais, ao treino especializado e intensivo que todos os anestesiologistas recebem e à adopção generalizada de guidelines que homogenizam as boas práticas. Por tudo isso, o Institute of Medicine em 1999 considerava a Anestesiologia como um modelo de segurança e de melhoria contínua de qualidade, que outras especialidades médicas deveriam seguir.

A anestesia pode provocar uma reação alérgica grave.

FALSO. A designação genérica “anestesia” engloba uma série de diferentes técnicas anestésicas (anestesia geral, anestesia regional ou sedação) aplicadas consoante o estado do doente ou o tipo de cirurgia ou procedimento a realizar. E cada uma dessas técnicas envolve o uso de diferentes fármacos (ex.: opióides, relaxantes musculares, anestésicos locais) ou diferentes equipamentos. Por tal, não existe uma “alergia” à anestesia per se. Quanto muito, poderão ocorrer alergias a fármacos específicos usados em diferentes técnicas anestésicas ou então a alergia a alguns componentes dos equipamentos utilizados (ex.: alergia ao látex das luvas). A história clínica do doente é o melhor método de despiste de alergias a qualquer um desses agentes. Contudo, caso alguma alergia desconhecida surja durante uma cirurgia ou procedimento, o médico anestesiologista é um profissional altamente qualificado para lidar com estas situações e com acesso a todas terapêuticas e equipamentos (ex.: carros de reanimação) necessários para resolver esta emergência.

Existem testes capazes de prever reações alérgicas adversas.

VERDADEIRO. Mas os testes de rastreio de alergias são específicos para determinado agente causador servindo para confirmar suspeitas de alergia ou usados apenas em doentes de alto risco, não se realizando de forma rotineira ou às cegas. Doentes com história de urticária, asma ou alergias a diferentes produtos têm um risco aumentado de reações alérgicas cruzadas a antibióticos ou outros fármacos, sejam anestésicos ou não. Outro exemplo, doentes que refiram sentir lábios inchados ou comichão quando enchem balões ou quando contactam com produtos de borracha são suspeitos de possuir alergia ao látex. O melhor método para despiste de qualquer alergia num doente é a sua história clínica.

Alguns medicamentos podem interagir com os anestésicos no momento da cirurgia.

VERDADEIRO. Certos medicamentos podem interagir quer com os fármacos anestésicos (alterando o seu efeito ou duração de ação, como por exemplo as benzodiazepinas) quer interferir com as condições da cirurgia tornando mais difícil o controlo de hemorragia (como por exemplo a varfarina, o clopidogrel ou outros fármacos anticoagulantes). Outros medicamentos poderão interferir com o jejum pré-operatório, como é o caso dos antidiabéticos orais, potenciando situações de baixas de glicemia perigosas. Por tal, é de extrema importância informar o médico, na consulta de avaliação pré-anestésica, de toda a medicação que habitualmente que toma. De realçar também que certas ervas medicinais ou produtos de herbanários poderão potenciar ou alterar os efeitos dos anestésicos e deverão ser referidas aquando a consulta (como por exemplo a erva de São João, o hipericão, a gingko biloba ou o alho).

É sempre recomendado estar em jejum.

VERDADEIRO. A aspiração pulmonar do conteúdo gástrico durante a indução anestésica é um evento raro, mas com importante morbilidade e mortalidade. Por ação dos fármacos anestésicos, ocorre um relaxamento do esfíncter esofágico que aumenta o risco de um refluxo de conteúdo gástrico e o consequente risco de aspiração ácida para o território pulmonar com graves consequências respiratórias. O jejum pré-operatório (tempo mínimo 6h para alimentos sólidos, 4h para leite materno ou 2h para água ou líquidos claros - exemplo: chá ou sumos sem polpa) é um dos requisitos fundamentais de segurança para reduzir o risco de aspiração pulmonar bem como para minimizar a gravidade dos efeitos, caso essa aspiração ocorra.

É possível estar "acordado" e "sentir tudo" a meio da cirurgia.

VERDADEIRO. Possível é. Pouco provável também. De todo indesejável. O fenómeno de “awareness” intraoperatória, ou seja, a recuperação acidental da consciência (“acordando”) enquanto se está a ser operado pode teoricamente ocorrer principalmente aquando a associação com relaxantes musculares. Contudo a hipótese de tal complicação acontecer é muito baixa, estimando-se que ocorra em 1 por cada 20000 anestesias.4 Muitos doentes reportam como sensação mais frequente a memória breve de ouvir alguém falar. Casos de paralisia total são muito raros. Existem diferentes modos de detectar e prevenir que tal situação aconteça, desde vigilância contínua para despiste de outros sinais de alarme clínicos (como o aumento das frequências cardíacas ou das tensões arteriais) até ao recurso de monitores específicos para avaliar a “profundidade anestésica”.

O paciente pode sentir náuseas por causa da anestesia.

VERDADEIRO. Sentir náuseas ou ter vómitos após uma cirurgia é um efeito lateral muito desagradável que depende de diferentes factores: do tipo de cirurgia realizado (por exemplo a cirurgia ginecológica ou cirurgia do ouvido têm alto risco de provocar vómitos), do tipo de doente (as mulheres têm mais risco de vomitar de que os homens) ou do tipo de fármacos anestésicos que foram usados (por exemplo, os opióides têm risco aumentado). Nos doentes de alto risco deverão ser dados fármacos específicos para prevenção das náuseas e vómitos, pois estes efeitos laterais são das sensações mais frequentes e desconfortáveis no pós-operatório.

Ser submetido a várias anestesias é perigoso.

FALSO. A maioria dos fármacos usados para a realização de técnicas anestésicas têm uma rápida eliminação do organismo, seja pela urina (via renal), seja por via respiratória, logo o risco de “acumulação” de anestésicos no organismo é muito reduzido. Por outro lado, após uma cirurgia e sempre que se é submetido a uma “anestesia”, os doentes são vigiados e monitorizados no recobro com acompanhamento permanente por um enfermeiro e com todo o equipamento de emergência disponível (caso necessário) até que a ação dos anestésicos cesse, bem como se controlem os efeitos laterais desses medicamentos. Por tal, caso haja a necessidade de ser submetido a diferentes “anestesias” num curto período de tempo, é porque, com alto grau de certeza, o benefício que terá da(s) cirurgia(s) a realizar, suplanta um hipotético risco de “acumulação” de anestésicos no organismo.

A anestesia geral pode causar problemas de memória.

VERDADEIRO. Vários estudos recentes2,3 têm vindo a debruçar-se sobre os efeitos que a anestesia geral pode provocar na memória e nas capacidades cognitivas dos doentes, atribuindo-se a estas alterações a designação de disfunção cognitiva pós-operatória. Foram identificados como fatores de risco para a disfunção cognitiva pós-operatória a idade avançada, a existência de perturbações prévias do sono ou défices de memória, a carência de vitamina D, a presença de diabetes ou o uso de determinados fármacos anestésicos (como as benzodiazepinas, a ketamina ou os opióides). Estas alterações e problemas de memória poderão ser minimizadas através do uso de monitores específicos durante as anestesias gerais (ex. monitores de profundidade anestésica), bem como uma rápida reintegração dos doentes em risco, no seu ambiente familiar.

[1] https://www.apsf.org/article/hro-is-key-concept-for-health-care/
2 Berger M, Nadler J, Browndyke J, et al. Postoperative Cognitive Dysfunction: Minding the Gaps in our Knowledge of A Common Postoperative Complication in the Elderly. Anesthesiology clinics. 2015;33(3):517-550. doi:10.1016/j.anclin.2015.05.008.
3 Borozdina, A., Qeva, E., Cinicola, M., & Bilotta, F. (2018). Perioperative cognitive evaluation. Current Opinion in Anesthesiology, Publish Ahead of Print. August 29, 2018 doi:10.1097/ACO.0000000000000658
4 https://www.rcoa.ac.uk/system/files/08-Awareness2017.pdf

 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock