Hill+Knowlton Strategies Portugal

Na Península Ibérica
O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, é o primeiro hospital em Portugal a implantar um dispositivo médico que permite o registo de dados cerebrais de cada doente, ajudando desta forma a personalizar o tratamento das doenças do movimento. A primeira intervenção realizou-se hoje, dia 21 de janeiro, no Hospital de São João.
Reunião
A inteligência artificial como apoio ao diagnóstico no uso da cápsula endoscópica já é uma realidade e é um dos temas que vai estar em destaque na XVIII Reunião Ibérica de Cápsula Endoscópica – RICE 2020.
“A cada dois segundos alguém precisa de sangue”
A Federação Portuguesa dos Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) apela à solidariedade dos portugueses na época festiva, recordando que “a cada dois segundos há alguém que precisa de sangue”.
Principais cuidados
A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) acaba de lançar o primeiro Manual do Doente Hemato-Oncológico, uma espécie de “livro de instruções” para ajudar doentes, profissionais de saúde e cuidadores a compreender melhor e sobretudo a lidar com os cancros do sangue, doenças que são graves e precisam geralmente de tratamentos longos e agressivos
Novo produto
Um novo tipo de bolachas saudáveis nutricionalmente equilibradas e em linha com as preocupações nutricionais vai chegar ao mercado em 2020, resultado de workshops que contaram com a participação da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).
Campanha de sensibilização
Estima-se que 6 em cada 10 episódios de hipoglicemia não são tratados adequadamente, por isso hoje é lançada a campanha “Hipoglicemia. Uma já pode ser demais”, que pretende alertar as pessoas com diabetes, respetivos familiares e toda a sociedade civil para os perigos das hipoglicemias.
Presença internacional
O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), José Manuel Boavida, foi eleito para o Board of Directors da International Diabetes Federation Europe, enquanto o professor João Nabais, assessor da direção da APDP, foi eleito vice-presidente da IDF no decorrer do congresso internacional da organização, que se realizou entre 4 e 6 de dezembro, em Busan, na Coreia.
A Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA) realiza no dia 13 de dezembro, no Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, uma iniciativa de consciencialização para as necessidades específicas da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), numa discussão que combina a saúde, a academia e a sociedade. “Existir como Eu Existo” é o nome do evento organizado pela associação em parceria com o Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC).
Sessão "Pergunte ao especialista"
A Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) organiza a 6 de dezembro, no Palácio Baldaya, o convívio de Natal “Pergunte ao Especialista”, uma sessão aberta a doentes de Parkinson, cuidadores e população em geral. Este encontro vai ser marcado pelo lançamento do novo website da APDPk, que pretende ser um espaço de promoção da literacia em saúde e uma fonte segura de informação sobre a doença de Parkinson, onde doentes e cuidadores possam ver esclarecidas as suas dúvidas.
Comunidades locais
O projeto “Perto de si, pela Sua Saúde!” desenvolvido pela Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) acaba de receber uma bolsa no valor de 10 mil euros, atribuída pela biofarmacêutica Celgene.

Páginas