Queilite

Trata-se de uma inflamação dolorosa acompanhada de uma pequena fístula nos cantos da boca. Pode ocorrer em ambos os lados ou ser apenas unilateral.
Esta situação ocorre, na maior parte das vezes, em pessoas que usam próteses dentárias pouco adaptadas. No entanto, também é comum em indivíduos com hábitos que irritam e traumatizam os cantos da boca (lamber e morder). A diabetes, a anemia e algumas doenças imunitárias são também vulneráveis a esta situação.
A razão pela qual esta área da boca é tão sensível deve-se à sua localização privilegiada e às características pregueadas da pele, que a tornam muito susceptível ao crescimento de certas bactérias, nomeadamente, a cândida albicans.
A duração destas lesões depende da causa, mas os períodos de dor e desconforto duram em média três semanas. Podendo, nas situações crónicas, haver episódios repetidos de queilites ao longo da vida.
Esta situação passa muitas vezes despercebida, por vezes as recidivas são tantas que a situação se torna crónica e assintomática. Uma alta incidência de queilites é um sintoma importante, que não deve ser descurado. Não hesite em contactar o seu médico assistente.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.