Pulpite

A pulpite é a inflamação dolorosa da polpa dentária, um tecido com numerosos nervos e vasos sanguíneos que está situado no interior dos dentes.
As causas mais comuns da pulpite são a cárie dentária e as feridas. Dado que a polpa está dentro do dente, não tem espaço para inchar quando se inflama e, por isso, aumenta a pressão dentro do dente. Se uma inflamação ligeira for tratada adequadamente, o dente não sofrerá um dano irreversível; no entanto, uma inflamação grave destrói a polpa. O aumento da pressão pode empurrar a polpa para a extremidade da raiz, onde poderá danificar o osso do maxilar e os tecidos circundantes. A pulpite causa uma dor intensa. Para determinar se a polpa está sã, o estomatologista efectua determinadas provas. Por exemplo, pode aplicar um estímulo frio; se a dor produzida pelo estímulo se interromper em poucos segundos, isso significa que a polpa ainda está sã. Então, procede ao esvaziamento da parte danificada do dente e à sua obturação. No entanto, quando a polpa está tão afectada que não se pode salvar, a dor persiste depois do estímulo frio ou aparece mesmo espontaneamente.
O estomatologista pode utilizar um estimulador eléctrico que indica a vitalidade da polpa, mas não se a polpa está sã. A polpa está viva se o doente sentir a pequena descarga eléctrica que o dente recebe. Muitas vezes, a dor ao choque indica que a inflamação se estendeu aos tecidos circundantes e ao osso. As radiografias podem confirmar a cárie e também mostrar se a inflamação causou a perda do osso à volta do dente.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.