Obstipação

Também chamada de prisão de ventre é uma perturbação em que a pessoa tem evacuações incómodas ou pouco frequentes e as quais provocam dores e desconforto.
É considerada obstipação quando o paciente tem menos de uma defecação em cada três dias ou quando o doente se esforça frequentemente para expulsar fezes duras. O indivíduo normal tem mais de três dejecções por semana.
É de extrema importância procurar identificar as possíveis causas de obstipação, apesar de se saber que existe um número muito significativo de casos em que a causa é idiopática.
Existem dois tipos mais comuns de obstipação: aguda e crónica. A primeira surge de forma repentina e pode estar associada a alterações recentes do estilo de vida, sendo que a segunda consiste numa situação que já se arrasta no tempo e pode ser resultado de uma dieta pobre em fibras e de uma vida sedentária.
Muitas vezes a causa da prisão de ventre aguda não é mais do que uma alteração recente na dieta ou uma redução na actividade física (por exemplo, quando uma pessoa fica acamada durante 1 ou 2 dias por estar doente). Por vezes, a prisão de ventre aguda pode ser causada por problemas graves, como uma obstrução do intestino grosso, um fornecimento deficiente de sangue ao mesmo e uma lesão nervosa ou da espinal medula.
São causas frequentes da prisão de ventre crónica uma escassa actividade física e uma dieta pobre em fibra. Outras causas podem ser uma glândula tiróide hipoactiva (hipotiroidismo), valores altos de cálcio no sangue (hipercalcemia) e a doença de Parkinson. Uma diminuição das contracções do intestino grosso (cólon inactivo) e das contracções concomitantes com a defecação conduzem também à prisão de ventre crónica. Os factores psicológicos são causas habituais de prisão de ventre aguda e crónica.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde de A-Z não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.