Bem tolerado e considerado fácil de utilizar

Os resultados preliminares do estudo PERSIST apresentados na 66ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia (AAN), realizada em Filadélfia entre 26 de Abril e 3 de Maio de 2014, comprovaram que a maior parte dos doentes demonstrou um alto nível de persistência na utilização de AVONEX PEN. Em geral, registou-se uma elevada satisfação entre os doentes e boa adesão ao regime terapêutico prescrito.
O PERSIST é um ensaio observacional sobre a utilização semanal do AVONEX PEN (interferão beta 1-a IM em caneta pré-cheia) para o tratamento da Esclerose Múltipla Surto-Remissão (EMSR), que contou com a participação de 25 doentes portugueses.
Resultados do estudo
O principal objectivo do estudo foi avaliar a taxa de persistência, adesão, comodidade e tolerabilidade ao tratamento com AVONEX PEN em doentes com EMSR. O estudo concluiu também que os doentes que usaram o AVONEX PEN precisaram de menos assistência na injecção por parte de um cuidador. Adicionalmente, o medo e ansiedade em relação à injecção diminuíram ao longo do tempo.
Adesão – Os níveis de persistência e adesão ao AVONEX PEN atingiram 96,8% no final dos 12 meses do estudo. A adesão reportada pelo doente variou os 87,5% e os 96,2% ao longo deste tempo.
Tolerabilidade – 73,5% dos doentes, ao final dos 12 meses, não reportaram reacções no local da injecção.
Satisfação – 95% dos doentes referiu estar satisfeito ou muito satisfeito com o AVONEX PEN e considerou-o de fácil ou muito fácil utilização (mais de 80% ao longo de todo o estudo).
O Dr. Vasco Salgado, Director do Serviço de neurologia do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) é o primeiro autor do estudo que foi apresentado no congresso da AAN e foi o investigador que a nível global incluiu mais doentes neste estudo, tendo incluído 25 doentes portugueses. Segundo o especialista, “estes dados demonstram que a maioria dos doentes aderiu ao regime de uma administração semanal com AVONEX PEN de forma consistente durante um ano. Para os portadores de esclerose múltipla a adesão ao tratamento pode ser um desafio, mas é essencial para melhorar os resultados desse mesmo tratamento”.
Sobre o PERSIST:
O PERSIST é um ensaio de Fase IV, global, prospectivo, observacional, sem ocultação e com a duração de 12 meses sobre a utilização semanal do AVONEX PEN (interferão beta 1-a IM) através de um auto-injector em doentes com EMSR. Os resultados avaliados incluíram tolerabilidade, facilidade de utilização, satisfação, medo da injecção e qualidade de vida reportados pelo doente. Foram recolhidos dados de segurança para todos os doentes envolvidos.
Sobre o AVONEX PEN
O AVONEX PEN está disponível no mercado europeu desde Abril de 2011, altura em que foi aprovado pela EMA (Agência Europeia do Medicamento) e é financiado pelo Serviço Nacional de Saúde desde Novembro de 2012. Esta terapêutica modificadora da história natural da doença está aprovada para o tratamento da esclerose múltipla surto-remissão (EMSR), doença crónica desmielinizante do sistema nervoso central, potencialmente incapacitante e que apresenta um largo espectro de manifestações clínicas.[1], [2]
Sobre a Biogen Idec
Através de ciência e medicina de ponta, a Biogen Idec descobre, desenvolve, investiga e disponibiliza aos doentes em todo o mundo terapêuticas inovadoras para o tratamento de doenças neurodegenerativas, hemofilia e doenças auto-imunes. Fundada em 1978, a Biogen Idec é a mais antiga empresa independente de biotecnologia do mundo. Doentes no mundo inteiro beneficiam das suas terapêuticas líderes para a Esclerose Múltipla. Para informações adicionais sobre as indicações terapêuticas dos produtos, comunicados de imprensa ou sobre a empresa, visite o site www.biogenidec.com.
[1] Noseworthy JH, Lucchinetti C , Rodriguez M, Weinshenker BG. Multiple sclerosis. N Eng J Med 2000; 343: 398-952.
[2] RCM Avonex®, Julho 2012. Disponível em http://www.ema.europa.eu/ema/index.jsp?curl=/pages/home/Home_Page.jsp&jsenabled=true