O AVONEX® PENTM

Bem tolerado e considerado fácil de utilizar

Estudo PERSIST demonstra elevados níveis de persistência e adesão à terapêutica em doentes tratados com AVONEX PEN.

Os resultados preliminares do estudo PERSIST apresentados na 66ª Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia (AAN), realizada em Filadélfia entre 26 de Abril e 3 de Maio de 2014, comprovaram que a maior parte dos doentes demonstrou um alto nível de persistência na utilização de AVONEX PEN. Em geral, registou-se uma elevada satisfação entre os doentes e boa adesão ao regime terapêutico prescrito.

O PERSIST é um ensaio observacional sobre a utilização semanal do AVONEX PEN (interferão beta 1-a IM em caneta pré-cheia) para o tratamento da Esclerose Múltipla Surto-Remissão (EMSR), que contou com a participação de 25 doentes portugueses.

 

Resultados do estudo

O principal objectivo do estudo foi avaliar a taxa de persistência, adesão, comodidade e tolerabilidade ao tratamento com AVONEX PEN em doentes com EMSR. O estudo concluiu também que os doentes que usaram o AVONEX PEN precisaram de menos assistência na injecção por parte de um cuidador. Adicionalmente, o medo e ansiedade em relação à injecção diminuíram ao longo do tempo.

Adesão – Os níveis de persistência e adesão ao AVONEX PEN atingiram 96,8% no final dos 12 meses do estudo. A adesão reportada pelo doente variou os 87,5% e os 96,2% ao longo deste tempo.

Tolerabilidade – 73,5% dos doentes, ao final dos 12 meses, não reportaram reacções no local da injecção.  

Satisfação – 95% dos doentes referiu estar satisfeito ou muito satisfeito com o AVONEX PEN e considerou-o de fácil ou muito fácil utilização (mais de 80% ao longo de todo o estudo).

 

O Dr. Vasco Salgado, Director do Serviço de neurologia do Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) é o primeiro autor do estudo que foi apresentado no congresso da AAN e foi o investigador que a nível global incluiu mais doentes neste estudo, tendo incluído 25 doentes portugueses. Segundo o especialista, “estes dados demonstram que a maioria dos doentes aderiu ao regime de uma administração semanal com AVONEX PEN de forma consistente durante um ano. Para os portadores de esclerose múltipla a adesão ao tratamento pode ser um desafio, mas é essencial para melhorar os resultados desse mesmo tratamento”.

 

Sobre o PERSIST:

O PERSIST é um ensaio de Fase IV, global, prospectivo, observacional, sem ocultação e com a duração de 12 meses sobre a utilização semanal do AVONEX PEN (interferão beta 1-a IM) através de um auto-injector em doentes com EMSR. Os resultados avaliados incluíram tolerabilidade, facilidade de utilização, satisfação, medo da injecção e qualidade de vida reportados pelo doente. Foram recolhidos dados de segurança para todos os doentes envolvidos.

 

Sobre o AVONEX PEN

O AVONEX PEN está disponível no mercado europeu desde Abril de 2011, altura em que foi aprovado pela EMA (Agência Europeia do Medicamento) e é financiado pelo Serviço Nacional de Saúde desde Novembro de 2012. Esta terapêutica modificadora da história natural da doença está aprovada para o tratamento da esclerose múltipla surto-remissão (EMSR), doença crónica desmielinizante do sistema nervoso central, potencialmente incapacitante e que apresenta um largo espectro de manifestações clínicas.[1], [2]

 

Sobre a Biogen Idec

Através de ciência e medicina de ponta, a Biogen Idec descobre, desenvolve, investiga e disponibiliza aos doentes em todo o mundo terapêuticas inovadoras para o tratamento de doenças neurodegenerativas, hemofilia e doenças auto-imunes. Fundada em 1978, a Biogen Idec é a mais antiga empresa independente de biotecnologia do mundo. Doentes no mundo inteiro beneficiam das suas terapêuticas líderes para a Esclerose Múltipla. Para informações adicionais sobre as indicações terapêuticas dos produtos, comunicados de imprensa ou sobre a empresa, visite o site www.biogenidec.com.

 

 




[1] Noseworthy JH,  Lucchinetti C , Rodriguez M, Weinshenker BG. Multiple sclerosis. N Eng J Med 2000; 343: 398-952.

 

Fonte: 
Guesswhat
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.