175º Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia

Local: Hotel Axis – Viana do Castelo
Organização: Sociedade Portuguesa de Ginecologia

Entre os dias 8 e 9 de Março decorre, em Viana do Castelo, a 175º Reunião da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, um encontro que junta especialistas da área com o objectivo de debater os miomas uterinos e estabelecer as primeiras recomendações clinicas para esta patologia.

No primeiro dia do encontro decorrem as reuniões para definição do Consenso Nacional para esta patologia que abordam aspectos relacionados com o diagnóstico, tratamentos médico e cirúrgico e casos especiais. No dia 9 são abordados temas como os sintomas e complicações mais frequentes e raros nos miomas uterinos, as causas de hemorragias anormais, o risco de malignização e novas opções terapêuticas para os miomas uterinos.

No dia 9, pelas 17h, decorre também a apresentação das propostas do primeiro consenso em Portugal sobre os miomas uterinos.

Os miomas uterinos afectam entre 30 a 60% da população feminina em geral e 20 a 40% das mulheres em idade reprodutiva. São uma patologia bastante comum nas mulheres, sendo que só em Portugal se estima que afectem 2 milhões de mulheres. Nem todas as mulheres que os desenvolvem apresentam sintomas mas as que os têm, sentem dores e Hemorragias uterinas susceptíveis de causar anemia. Quando os miomas crescem demasiado podem provocar o aumento do volume do abdómen e compressão de outros órgãos vizinhos. Alguns factores como a idade, história familiar, origem étnica, hábitos alimentares inadequados ou obesidade, podem aumentar o risco de uma mulher desenvolver miomas.
Todo o programa em: http://www.spginecologia.pt/uploads/programa_175_final.pdf

08/03/2013 a 09/03/2013 (ended)