Mayo Clinic

Saiba distinguir a Gripe de outras condições

Atualizado: 
26/01/2022 - 10:40
Febre, dores de estômago, diarreia, dor de garganta, calafrios, tosse, espirros e dor de cabeça estão entre os principais sintomas da Gripe, no entanto, existem outras condições médicas que podem apresentar sintomatologia semelhante. Assim, em plena época gripal, a Mayo Clinic mostra o que precisa saber para distinguir o que é Gripe e o que não é.

Constipação

Nariz a pingar ou abafado, espirros, congestão, dor de cabeça e dor de garganta provavelmente anunciam a constipação comum. Esta infeção viral do nariz e da garganta é geralmente inofensiva, embora possam existir exceções.

Embora não haja cura para a constipação comum, a maioria das pessoas melhora sem tratamento - geralmente dentro de uma semana a 10 dias. Os antibióticos não são eficazes contra vírus, e o seu uso excessivo pode contribuir para o desenvolvimento de estirpes de bactérias resistentes aos antibióticos.

O estilo de vida e os remédios caseiros para o alívio dos sintomas incluem a ingestão de líquidos e descanso. Existem prós e contras para remédios comumente usados, tais como analgésicos, descongestionantes, sprays nasais e xaropes para a tosse.

Gastroenterite viral ou gripe estomacal

O que muitas pessoas chamam de gripe é na verdade gastroenterite viral ou gripe estomacal. Os sintomas característicos incluem diarreia, náuseas e cólicas e dor abdominal. Os sintomas geralmente duram apenas um ou dois dias, mas podem ocasionalmente persistir até 10 dias.

Muitas vezes não há tratamento médico específico para a gastroenterite viral. As medidas de autocuidado podem ajudar a aliviar os sintomas. Descanse muito e deixe o estômago acalmar, evitando comida sólida por algumas horas. Em vez disso, chupe pedaços de gelo ou beba pequenos goles de água. Introduza lentamente uma dieta leve. Se as náuseas voltarem, pare de comer. Evite os lacticínios, a cafeína e alimentos gordurosos ou muito temperados até se sentir melhor.

Gripe

A gripe é uma infeção viral que ataca o sistema respiratório, incluindo nariz, garganta e pulmões. No início, a gripe pode parecer uma constipação apresentando sintomas comuns, como: nariz a pingar, espirros e dor de garganta. No entanto, as constipações geralmente desenvolvem-se lentamente; enquanto a gripe tende a surgir repentinamente. E enquanto uma constipação pode incomodá-lo, normalmente sente-se muito pior com a gripe.

Para a maioria das pessoas, a gripe resolve-se sozinha. Não obstante, por vezes esta e as suas complicações podem ser fatais. As pessoas com maior risco de desenvolver complicações incluem crianças, mulheres grávidas e puérperas, pessoas com mais de 65 anos, pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos e algumas doenças crónicas e pessoas obesas.

Normalmente, não vai precisar de mais do que descansar e de ingerir muitos líquidos para tratar a gripe. Mas se tiver uma infeção grave ou estiver em maior risco de complicações, o seu médico pode prescrever um medicamento antiviral para tratar a gripe.

Ao contrário da constipação comum e da gastroenterite viral, há uma vacina para a gripe. Embora não 100% eficaz, a vacinação contra a gripe pode reduzir o risco de infeção e diminuir a sua gravidade e o risco de internamento se estiver infetado.

Autor: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay