Dicas

Saiba como manter o tratamento ortodôntico na época festiva

Atualizado: 
24/12/2021 - 10:58
O Natal é uma altura do ano caracterizada pelo convívio em família passado à mesa. Rabanadas, sonhos e o tradicional bolo-rei, são presença habitual nas mesas portuguesas. Esta época do ano significa sobretudo alegria, sorrisos e, claro, jantares de Natal e doces, é por isso fundamental reforçar o cuidado com a higiene oral.

Para ajudar a manter uma boa saúde oral durante este período, eis algumas recomendações para aqueles que estão a recorrer ao tratamento ortodôntico com aligners transparentes ou para aqueles que estão a pensar iniciar este tratamento, por forma a que possam usufruir das festividades, sem preocupações.

  • Remover o aligner transparente durante as refeições

É possível remover o aligner para comer ou beber sempre que se queira. Esta é uma das vantagens de usar os aligners transparentes, assim é possível continuar a deliciar-se com várias iguarias. De relembrar que é aconselhável remover os alinhadores quando se ingerem bebidas, à exceção da água.

  • Período de utilização

O tempo de utilização diária recomendada dos aligners é de 20-22 horas. Durante a época festiva poderá ser mais difícil, por passar mais tempo à mesa, o que se reflete em menos tempo com os aligners. É por isso recomendável tentar mantê-los o máximo de tempo possível. De relembrar que deverá ter sempre por perto o kit de limpeza (escova e pasta de dentes e fio dentário) de modo que seja possível lavar os dentes depois das refeições, e voltar a colocar o alinhador.

  • Mais açúcar, Mais escovagem

Como referido anteriormente, o Natal é uma época particularmente “doce”. Chocolates, doces e sobremesas, o seu consumo excessivo pode ser prejudicial para os dentes, por isso é de relembrar os cuidados a ter, tal como a escovagem dos dentes depois de cada refeição.

  • Proteger os aligners

Os aligners precisam igualmente de ser limpos sempre que são removidos. É recomendável a utilização de água e uma escova para fazer a limpeza.

  • Atenção ao local onde são guardados

Os aligners devem ser guardados no local próprio, o estojo do aligner transparente. O estojo deve ser limpo regularmente para prevenir a acumulação de bactérias.

  •  Seguir as recomendações do dentista

Os dentistas e ortodontistas são os profissionais mais qualificados para dar conselhos no que diz respeito à saúde oral, as suas recomendações devem sempre ser seguidas, uma vez que são adaptadas às necessidades de cada um. Dúvidas e outras questões devem ser partilhadas em contexto de consulta para que possam ser esclarecidas.

Seguir estas dicas ajudará aqueles que, atualmente, estão a realizar o tratamento ortodôntico com aligners transparentes a manter os seus dentes saudáveis, ao mesmo tempo que desfrutam da época natalícia com um sorriso.

Fonte: 
Align Technology
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Align Technology