Reumatologia

Sabia que existem cinco tipos de Artrite Psoriática?

Atualizado: 
04/01/2022 - 10:48
Embora possa existir alguma sobreposição entre eles, existem cinco subgrupos de Artrite Psoriática, uma doença inflamatória crónica das articulações que surge nos doentes com Psoríase ou com história familiar de Psoríase e que afeta com maior frequência as articulações mais próximas das unhas (chamadas articulações distais).

O que é a artrite psoriática?

De causa desconhecida, a Artrite Psoriática pode atingir qualquer pessoa de qualquer idade, com psoríase ou história familiar da doença.  No entanto, ela é mais frequentemente diagnosticada entre os 35 e os 55 anos de idade. E embora afete, com maior frequência, as articulações das mãos e pés, pode ainda atingir grandes articulações, como os joelhos, tornozelos e ancas, bem como a coluna vertebral.

Cansaço generalizado; desconforto, dor ou tumefação sobre os tendões; dor e tumefação difusa de dedos (um ou vários, das mãos ou pés); desconforto, dor, tumefação ou rigidez em uma ou mais articulações; limitação do movimento articular e/ou alterações das unhas estão entre os principais sintomas da doença.

Tipos de Artrite Psoriática

De acordo com o especialista em reumatologia, Filipe Barcelos, são reconhecidos cinco subgrupos da doença:

  1. Oligoarticular Assimétrica - tendo sido considerada a forma mais frequente de artrite psoriática, esta afeta menos de “5 articulações simultaneamente (oligo = poucas), de um dos lados do corpo (daí ser chamada assimétrica)”. Os sintomas surgem habitualmente primeiro nas mãos e pés, “sendo frequente a tumefação difusa de um dedo da mão ou pé, com o aspeto característico de “dedo em salsicha” – denominado dactilitite”. Um exemplo desta forma de envolvimento seria a presença de artrite de um joelho, do tornozelo do lado oposto, e de uma ou duas articulações de dedos da mão.
  2. Poliartrite Simétrica – “consiste no envolvimento simultâneo de várias articulações (poli= muitas) de ambos os lados do corpo (simétrico), sendo as articulações mais frequentemente atingidas as das mãos, punhos, tornozelos e pés”. De acordo com o especialista, “esta forma foi recentemente reconhecida como uma das mais frequentes, com predomínio no sexo feminino”. E embora este padrão se assemelhe à artrite reumatóide, há dois aspetos importantes que a diferenciam: “o envolvimento das articulações interfalângicas distais (IFD) e uma menor tendência para a ocorrência de deformação e erosões, que no caso de surgirem também apresentam características distintas”.
  3. Envolvimento Predominante das Articulações Interfalângicas Distais: apesar de ocorrer em apenas 5 a 10% dos doentes, este subtipo é específico da Artrite Psoriática. Afeta sobretudo articulações interfalângicas distais das mãos e pés, produzindo quase sempre de alterações das unhas. “Por vezes há grande tumefação e deformação do leito ungueal e da IFD, dificultando a avaliação da presença de artrite”.
  4. Espondilite com ou sem Sacro-iliíte: consiste na inflamação da coluna vertebral, provocando dor e rigidez que envolvem sobretudo a coluna lombar e pescoço, podendo também ocorrer inflamação das articulações sacro-ilíacas (sacro-iliíte). O envolvimento predominante da coluna representa 5% dos casos de Artrite Psoriática, sendo mais frequente no sexo masculino. No entanto, a presença de espondilite, sacro-iliíte ou ambas pode também surgir associada aos outros subgrupos de Artrite Psoriática.
  5. Artrite Mutilante: “É uma forma particularmente grave de Artrite Psoriática, representando menos de 5% dos casos”.  Segundo o especialista, esta afeta sobretudo as pequenas articulações das mãos e pés, “com reabsorção do osso (osteólise) e destruição da articulação, levando a deformação e encurtamento dos dedos afetados, com excesso de pele”.
Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Instituto Português de Reumatologia
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock