Opinião

Rugas: como as combater?

Atualizado: 
18/08/2023 - 10:22
Após os 40, a diminuição do colagénio e a perda de sustentação do rosto fazem evidenciar as rugas, flacidez e o descair da cara e pescoço. Também as manchas se tornam mais visíveis pelo fotoenvelhecimento.

Assim é a altura de adotar uma rotina que permita minimizar os efeitos do envelhecimento e voltar a ter a pele dos 30´s, um protocolo anti-aging completo.

Beber muita água ajuda a manter a pele hidratada. Usar diariamente fator de proteção solar 50+ é essencial uma vez que o sol e o tabaco são os fatores extrínsecos mais importante para o envelhecimento.

A utilização diária de cremes antioxidantes à base de vitamina C e ácido hialurónico (dia) e de cremes com retinol e/ou ácido glicólico (à noite) permite ter uma pele mais hidratada, brilhante e uniforme, prevenindo o envelhecimento e o aparecimento de manchas.

A realização de tratamentos de bioestimulação 1-2x ano, permite aumentar a produção do colagénio, contrariando assim os sinais de envelhecimento.

Dentro das técnicas mais eficazes no aumento da síntese do colagénio estão o laser endolift que através de fibra ótica atravessa a pele e estimula a derme diretamente desde o interior. Combate desta forma a flacidez e as rugas através de um processo conhecido por skin-tightening.

Outros tratamentos eficazes no tratamento da flacidez são a injeção de substâncias bioestimuladoras (ácido polilático, policaprolactona, hidroxapatite de cálcio) e a radiofrequência microfracionada. Estes tratamentos permitem o espessamento da pele, a diminuição das rugas e flacidez com melhoria global da qualidade da pele e um efeito rejuvenescedor global.

Autor: 
Dra. Sofia Carvalho - Cirurgiã Plástica e Estética da Clínica Lisbon Plastic Surgery
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik