O que precisa saber

Rinoplastia

Atualizado: 
11/03/2021 - 10:34
Rinoplastia é a cirurgia que permite alterar a forma e tamanho do nariz de modo a melhorar a aparência e proporção do mesmo e, assim, a contribuir para a harmonia facial.

A rinoplastia é procurada para reduzir um nariz grande, remover a giba dorsal, estreitar e remodelar a ponta nasal, alterar as dimensões das narinas, para corrigir assimetrias nasais e desvios do septo passando neste último caso a designar-se de rinoseptoplastia; nesta última situação pode ser realizada em simultâneo com otorrino.

Pode ser efetuada desde os 16 anos de idade até à velhice altura em que por laxidez ligamentar e envelhecimento da pele o nariz vai ficando mais descaído. Pode ser executada em simultâneo com cirurgias como o lifting facial ou a cirurgia do mento.

Cada ser humano apresenta uma anatomia nasal diferente, influenciada pela hereditariedade e pela raça requerendo uma cirurgia específica para cada caso e cuja previsibilidade depende destes fatores.

Caso a caso, devem ser estudadas as condições gerais do paciente, examinada a face, fazer fotos, discutir todas as opções e explicar os riscos e potenciais complicações.

São pedidas rotinas pré-operatórias bem como radiografia do nariz em todos os pacientes e pedida TAC quando se suspeita de desvio do septo.

É realizada sob anestesia local com sedação, sem internamento.

A rinoplastia é designada por rinoplastia fechada sempre que as incisões são dentro do nariz, onde não são visíveis; esta abordagem tem como vantagem não deixar cicatriz, permitir uma melhor cicatrização, mas exige uma maior perícia do cirurgião dado a maior dificuldade técnica.

A rinoplastia é designada de rinoplastia aberta quando as incisões são realizadas na pele que separa as duas narinas e se prolonga nas mesmas; esta abordagem é utilizada em cirurgias difíceis com grandes deformações da ponta nasal ou em revisões de rinoplastia e tem como desvantagem deixar além da cicatriz, um maior edema da ponta nasal.

As estruturas ósseas e cartilaginosas são remodeladas de modo a criar um novo esqueleto para o nariz. Quando o septo se encontra desviado deve ser corrigido.

É colocado um tamponamento 24 a 48h e colocada uma tala durante uma semana.

Os riscos são mínimos e consistem em hemorragia, irregularidades, recidiva de desvio do septo.

O inchaço persiste algumas semanas, mas o resultado final da cirurgia pode demorar meses até um ano para se alcançar o resultado definitivo.

Os resultados estéticos da rinoplastia estão diretamente relacionados com as expectativas dos pacientes. Pacientes com expectativas irrealistas ou focados em pequenas particularidades pouco notórias não deverão ser operados pois os resultados serão sempre incompatíveis com as expectativas dos mesmos.

Autor: 
Dra. Margarida Henriques – Cirurgiã Plástica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Clínica Milénio