Curiosidades

Reações peculiares do corpo: porque acontecem?

Atualizado: 
13/12/2023 - 11:27
Porque é que algumas pessoas espirram quando olham para o sol? Ou, por que motivo sentimos a chamada "dor de burro" quando corremos? Todos os dias, o nosso corpo reage de forma peculiar e invulgar. Neste artigo, e com a ajuda de uma médica especialista da Mayo Clinic, tentamos responder a algumas das questões que mais surgem.

Porque é que os nossos dedos ficam enrugados na água?

"Inicialmente, a perceção era de que os dedos se enrugavam na água devido à troca de fluidos que ocorria entre os tecidos e a água circundante", começa por explicar Amy Rantala. De acordo com os especialistas em evolução, revela a médica, há indícios de que isso pode ter ajudado os humanos a melhorar a sua capacidade de agarrar objetos na água. "As pessoas com lesões nervosas nas mãos ou nos pés não apresentam o mesmo enrugamento nos dedos", esclarece. 

Por que razão se sente ocasionalmente uma pulsação nos ouvidos?

Segundo Amy Rantala, sentimos uma pulsação nos ouvidos por várias razões. "A tinnitus é frequentemente descrita como um zumbido nos ouvidos, mas existe uma variante em que é possível sentir uma pulsação nos ouvidos. A isto chama-se tinnitus pulsátil". Um aumento da pressão arterial ou um bloqueio no canal auditivo podem provocar uma pulsação. Uma anomalia nas artérias próximas dos ouvidos também pode causar esta sensação. Neste caso, aconselha a médica, fale com a sua equipa de saúde.

Porque é que trememos quando sentimos frio?

Trememos quando sentimos frio porque "é uma forma de abanar os músculos para criar calor". De acordo com a especialista, o corpo tenta manter a sua temperatura o mais próximo possível dos 37ºC.

Porque é que algumas pessoas espirram quando olham para o sol?

É o chamado reflexo fótico do espirro, conhecido como o "espirro do sol". "A teoria por detrás desta reação é a seguinte: o nervo ótico, que percebe a mudança de luz, está próximo do nervo trigémeo, que controla os espirros. Um espirro típico é provocado por uma irritação no nariz, que estimula o nervo trigémeo e desencadeia o espirro. Quando saímos de um quarto escuro para uma luz brilhante, as nossas pupilas contraem-se. Este reflexo rápido é iniciado pelo nervo ótico e pode dar a sensação de irritação no nariz e desencadear um espirro", esclarece. Mas,adianta, nem toda a gente tem esta reação e não se sabe muito bem porque é que algumas pessoas têm e outras não.

Porque é que sentimos pontadas laterais no corpo quando corremos?

Segundo a especialista da Mayo Clinic, as pontadas laterais são causadas pela irritação do diafragma, um músculo que separa a cavidade pulmonar da cavidade abdominal. Os corredores principiantes ou os corredores que estão a aumentar o ritmo ou a distância são mais propensos a sentir dores laterais. Por vezes, são provocadas por uma respiração demasiado rápida ou por uma alimentação incorreta antes da corrida. "Se sentir uma pontada lateral, abrande, alongue os músculos centrais e concentre-se em respirar lenta e ritmicamente", recomenda. 

Porque é que a pálpebra se contrai aleatoriamente?

A contração da pálpebra é chamada de blefaroespasmo. Segundo Amy Rantala, não se sabe exatamente porque é que isto acontece, mas a fadiga, a cafeína e o stress foram identificados como possíveis culpados. "Recomendo que alongue o músculo que está a contrair, puxando suavemente a área com as pontas dos dedos, e que descanse mais tempo. Normalmente, a contração desaparece por si só. Se a contração durar mais tempo do que o habitual ou se houver dificuldade em abrir a pálpebra, é aconselhável procurar uma avaliação de um profissional de saúde", aconselha. 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik