Explicações Mayo Clinic

Quem beneficia com a administração de estatinas?

Atualizado: 
27/11/2023 - 14:47
Se está em risco sofrer uma doença cardíaca, a sua equipa de saúde pode usar a ferramenta de equação de coorte agrupada (PCE) para determinar o risco a longo prazo, bem como se a toma de estatinas (medicamentos para baixar o colesterol) é uma boa opção. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic em Rochester, Minnesota, explica que é importante entender quem beneficia mais com a administração de estatinas.

As estatinas são medicamentos que reduzem a quantidade de colesterol produzido pelo fígado.

"O colesterol forma-se nas placas que se acumulam e crescem no interior das artérias. Às vezes, este acúmulo leva a que as artérias fiquem completamente bloqueadas", explica Lopez-Jimenez. E artérias bloqueadas podem levar a doenças cardíacas. 

Mas, as estatinas podem ser usadas por todos? 

"Os pacientes que mais beneficiam da administração de estatinas são aqueles com histórico de ataques cardíacos, derrames e outras condições conhecidas decorrentes de placas de colesterol", explica.

A dieta também desempenha um papel importante. O especialista recomenda consumir menos carne processada e mais grãos, frutas e vegetais.

"As mudanças mais impactantes que as pessoas podem fazer para reduzir o colesterol incluem consumir menos produtos de origem animal, exceto peixe, e menos gordura saturada", explica. 

E se a equipa de saúde recomendar o uso de medicamentos além de mudanças no estilo de vida?

"Tome os seus medicamentos, verifique suas taxas e certifique-se de que todos os fatores estão sob controlo", explica.

Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik