Opinião

Psicomotricidade e Saúde Mental

Atualizado: 
13/01/2022 - 14:23
Antes de qualquer doença mental, é necessário entender que existe um ser humano com sentimentos, medos, angústias e inserido em redes e relações sociais, sendo fundamental dar-lhe um tratamento digno e oportunidades para que faça parte da sociedade como um ser ativo, participante e integrante.

Importa agora perceber e entender o que é e em que consiste a Psicomotricidade.

A Psicomotricidade é o campo transdisciplinar que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento, na relação entre o psiquismo e a motricidade. A Psicomotricidade baseia-se numa conceção de interações cognitivas, sensório-motoras e psíquicas, na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, num contexto psicossocial.

Sendo que desenvolvo a minha prática profissional numa Unidade de Cuidados Continuados Integrados – Saúde Mental – na Infância e Adolescência, aqui, a terapia psicomotora apresenta um cariz preventivo e terapêutico. O corpo e o movimento como forma de expressão, facilita a comunicação social dos jovens com doenças mentais, pois estes conseguem organizar-se internamente, experienciar emoções e expressar ideias, aumentando, assim, a sua autoconfiança e a sua autoestima. Para além disto, a psicomotricidade como forma terapêutica, auxilia na organização do sujeito, para ele perceber-se como ser pensante, com deveres e direitos sociais, na comunicação e expressão do mesmo perante o mundo, na expressão dos seus medos, angústias e dúvidas, fortalecendo a identidade do sujeito, voltando a pertencer e a fazer parte de uma sociedade.

Em concomitância com o trabalho desenvolvido pela equipa multidisciplinar da RECOVERY IPSS, a Psicomotricidade é, então, uma importante aliada à saúde mental. A Psicomotricidade oferece a possibilidade de intervir ao nível do desenvolvimento da capacidade de sentir e pensar o corpo. Permite a atribuição de significado emocional a um sintoma físico e atua sobre as suas causas.

 

Autor: 
Filipa Campos – Terapeuta de Psicomotricidade
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay