Artigo patrocinado

Preparar o corpo e a mente para o verão

Atualizado: 
01/03/2024 - 10:46
O verão pode ainda tardar, mas o tempo voa. Por isso, preparar a mente e o corpo para o verão deve, na verdade, ser equacionado como uma tarefa para o ano inteiro. Manter-se ativo e mentalmente saudável é, em todas as idades, um requisito mandatório. Assim, quer seja primavera ou outono, quer tenha 18 anos ou 80 anos, comece a cuidar de si - se ainda não o fez. A sua mente e o seu corpo agradecem.

Cuidar do corpo

Comecemos pelos cuidados que deve ter com o corpo. Pode parecer mais difícil, mas é mais fácil tratar do corpo do que tratar da mente. É claro que não existem duas pessoas iguais, e que será mais fácil para uns do que para outros. Esta questão está muito associada à idade e ao metabolismo de cada um.

Depois, devemos considerar que nem todos são adeptos da atividade física intensa ou apreciam praticar qualquer desporto. Mais uma vez, é uma questão de apetência e de gosto pessoal.

Apresentamos alguns dos desportos que pode considerar para cuidar do corpo, com inclusão dos artigos desportivos necessários para a sua correta execução.

●       Futebol: Não fosse o desporto favorito da maior parte da população. Muitos são os que apreciem ver uma boa partida de futebol. O facto de ser um desporto em equipa, pode tornar a sua escolha menos óbvia, se não conseguir reunir um número de jogadores. Ainda assim, pode sempre treinar remates à baliza e toques na bola. Existe também a possibilidade de optar por uma baliza de futebol com alvo, que pode ser bastante divertida..

Das chuteiras ao equipamento, das balizas aos postes, das caneleiras às meias altas, estes são algum do material necessário para a prática do futebol.

●       Basquetebol: As sapatilhas próprias para esta prática vão fazer milagres. Se não tiver com quem jogar, pode ainda assim praticar uns toques e passes na bola. Basta um cesto e uma bola de basquetebol, para assegurar momentos de diversão. O basquetebol é um ótimo desporto para manter a boa forma física.

●       Boxe: é um desporto que exige uma preparação prévia e deverá aprender alguns dos principais golpes antes de aventurar-se numa arena. Pode, para começar, arranjar um saco de boxe ou uma speedball insuflável e desferir uns quantos golpes.  “Cair” em cima de um saco de boxe é, fisicamente, exigente, mas é, mentalmente, salutar.

●       Ciclismo: O ciclismo exige uma preparação física prévia. Comece por alguns quilómetros e vá aumentando a distância, em função da sua resistência. Vai precisar de uma bicicleta adequada, em função do tipo de terreno. À medida que for evoluindo, as subidas e outros desnivelamentos do terreno vão parecer uma “brincadeira de crianças”.

●       Musculação: prepare os halteres e trate de “levantar ferro”. A musculação faz maravilhas ao corpo, podendo trabalhar algumas zonas específicas, com maior precisão e é uma ótima forma de despender energia. Os seus movimentos, libertam ainda uma série de toxinas, que levam  a pessoa a sentir-se mais enérgica e positiva. Um banco de halteres, uma máquina de remo ou uma máquina multi-exercícios de ginásio são parte do material necessário para uma intensa aula de musculação.

●        Ioga ou pilates: aí estão duas disciplinas onde o corpo e a mente têm o mesmo grau de importância e a sua prática trabalha estes dois elementos da mesma forma. Mais do que respiração ou posições, o ioga e o pilates combinam uma série de técnicas que resultam, ao mesmo tempo, em cansaço e relaxamento. Basta um bom tapete de ioga e, se possível, uma indumentária adequada, para uma prática de ioga ou pilates.

●        Caminhadas: Muna-se do calçado mais adequado para o tipo de terreno onde irá caminhar e é um passo atrás do outro. As caminhadas podem ser difíceis, mas são uma verdadeira descoberta e, em função do piso e dos quilómetros, constitui uma atividade ao ar livre muito relaxante.

Outros materiais e outros desportos

Se nenhum dos desportos acima lhe desperta interesse e, ainda assim, gostaria de ter alguma atividade física, pode pensar em algumas das situações que lhe apresentamos abaixo.

Comprar um colchão de ginástica insuflável e fazer umas piruetas e outros exercícios, para trabalhar o corpo.

Com uma bicicleta elíptica pode controlar o seu desempenho no visor LCD, que mostra informações sobre o tempo decorrido, a velocidade atual, a distância, as calorias queimadas e pulsação. Ainda que não saia do lugar, a bicicleta vai exigir que se esforce. Algumas vêm equipadas com a possibilidade de definir graus de dificuldade, o que é ótimo para poder evoluir com o tempo.

A bicicleta estática pode ser a resposta certa para quem não gosta de praticar ciclismo ao ar livre. As possibilidades de uma boa corrida de bicicleta, sem sair do lugar. Com níveis de resistência, estas bicicletas permitem ao utilizador evoluir com o tempo.

Gosta de caminhar, mas os pisos ao ar livre não são a sua praia. Só tem que escolher uma  passadeira elétrica. Elas apresentam diferentes graus de dificuldade e, em alguns casos, de inclinação, permitindo que faça a sua caminhada de 10 quilómetros diários, seja qual for a condição do clima.

Cuidar da mente

Muitos destes desportos ou atividades vão permitir cuidar da mente, enquanto cuida do corpo. Seja pela exigência, sacrifício, relaxamento ou alheamento, a atividade física vai garantir que se sinta melhor com o seu corpo e consigo mesmo. O que, por sua vez, leva a que tenha pensamentos mais positivos e sensações mais prazerosas, que contribuem para o bem-estar mental.

Obviamente, cuidar da mente requer mais do que apenas exercício físico ou desporto. A sanidade mental está associada à personalidade e ao cotidiano, assim como à forma como apreendemos o que vai acontecendo conosco ao longo do tempo. Não sendo uma fórmula mágica, nem sendo sinónimo de saúde mental, a atividade física e a prática desportiva tem a sua quota parte de importância no bem-estar físico e mental do indivíduo. Já a citação em latim o apregoava «Mens sana in corpore sano» (Mente sã em corpo são). Não há dúvidas que o bem-estar de um e de outro se encontram interligados, influenciando-se mutuamente.

Onde o corpo e a mente se encontram

Por isso, referimos no início que, cuidar do corpo e da mente não é apenas uma atividade que se programa para ter o corpo desejado no verão, é algo que deve ser estimulado diariamente, de forma a encontrar o equilíbrio possível entre o corpo, a mente e a vida agitada dos nossos dias.

Tendo em conta a quantidade de desportos que existem, a inúmeras possibilidades de atividade física individual, não há desculpas para não praticar desporto. Não tem que ser um desporto profissional ou uma atividade física intensa, basta que trabalhe os músculos do seu corpo e que se mantenha em movimento. São os pequenos passos que alcançam longas distâncias, se nos mantivermos focados.

Se ainda tem dúvidas, basta olhar à sua volta e reparar nos que lhe são mais próximos. Rapidamente vai perceber que aqueles que praticam uma atividade fisica ou um desporto são, por norma, mais bem dispostos, têm mais energia e são mais positivos. Não é uma ciência exata, mas já existem muitos estudos nessa área, que não deixam muita margem para dúvidas.

Vamos começar?

Portanto, chegou o momento de arregaçar as mangas, tentar perceber qual o tipo de atividade física que mais combina consigo e começar. Como diziam «O hábito faz o monge». Pode parecer-lhe uma tarefa hercúlea no início e poderão existir momentos de desmotivação e vontade de desistir, mas insista e persista. Está a dois passos de ter o corpo e a mente com que sempre sonhou, para um verão, à beira-mar e o inverno, junto à lareira.

As propostas da vidaXL

Na vidaXL irá encontrar um vasto leque de artigos para o desporto, quer se trate de uma modalidade em específico ou de uma atividade física ao ar livre.

Fundada em 2006, com o objetivo de fazer chegar ao mercado produtos a todos, a vidaXL oferece mais de 1,5 milhão de produtos no seu site. Neste leque de produtos vai encontrar os acessórios de musculação, os tapetes de ioga, a bicicleta estática ou a passadeira elétrica, para poder exercitar o corpo e a mente.

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Bazoom