Parentalidade

Por onde começar quando as crianças querem aprender um novo hobby?

Atualizado: 
21/02/2024 - 06:04
É comum as crianças demonstrarem interesse em aprender algo novo, como um instrumento musical, teatro ou praticar uma modalidade de desporto, como futebol, andebol, ténis, ou surf. Por norma, as atividades são lecionadas por um mentor externo ao ambiente familiar, mas os pais ou educadores continuam a ter um papel fundamental no desempenho da criança. A motivação para continuar ou interromper o hobby está também associada à opinião, contributos e elogios dos que a rodeiam. Saiba como contribuir para esta nova etapa de forma positiva.

O foco deve estar no que elas querem

O primeiro passo para o sucesso das crianças numa atividade nova é que seja algo que elas gostam e em que, realmente, tenham interesse! É comum os adultos deixarem-se levar pelos seus próprios sonhos de infância, e esperar que o caminho da criança seja semelhante. No entanto, garantir que esta parte para um novo desporto ou passatempo com interesse próprio é um passo muito importante para que sejam mais felizes naquilo que praticam.

Mostrar entusiasmo e participar!

Melhor do que palavras motivacionais e apoio exterior, o envolvimento por parte dos encarregados de educação nas atividades pode ser um grande apoio para os mais pequenos. Quer seja uma atividade que os pais já tenham praticado ou não, perceber como o hobby funciona e até participar nos treinos pode contagiar as crianças com ainda mais entusiasmo. No entanto, um envolvimento muito exagerado também as pode pressionar de uma forma menos positiva, pelo que há que ter uma atitude moderada.

Recompensas podem ser uma boa ideia

Praticar um desporto ou qualquer atividade já é algo gratificante por natureza, quer seja vencendo um jogo ou sentir a evolução das competências. Ainda assim, criar um sistema de recompensas pode ser uma boa ideia para motivar a criança a melhorar aspetos específicos, como o espírito de equipa. O sistema pode consistir, por exemplo, em definir prémios para as pequenas vitórias, como marcar um golo ou fazer uma apresentação à frente de uma plateia. Neste caso, é importante garantir que a motivação ainda está na própria atividade, e não apenas na recompensa. Ver as recompensas como uma forma de ‘salvar’ a motivação quando ela já não existe não é o que se pretende.

Estar presente

Estar na plateia ou nas bancadas a apoiar, levá-las aos treinos/aulas, fazer perguntas sobre o hobby e mostrar curiosidade são algumas das melhores formas de motivar. Acima de tudo, trata-se de encontrar o equilíbrio entre apoiar e dar espaço.

Autor: 
My Nametags
Fonte: 
Canela PR
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik