«Move a tua coluna»
Num planeta marcado por grandes desigualdades económicas, muitas das doenças que são quase referências históricas nos países desenvolvidos continuam a grassar e a afetar milhões de pessoas nos países em vias de desenvolvimento. Nestes, as más condições sanitárias e o difícil acesso aos cuidados de saúde explicam a grande prevalência de doenças infeciosas como a tuberculose, as sequelas da falta de tratamento atempado das deformidades da coluna nas crianças e as consequências do tratamento inadequado das lesões traumáticas da coluna.
Contudo, a ciência e a tecnologia têm feito progressos fascinantes no sentido de um diagnóstico e tratamento mais fácil, seguro e acessível. As modernas técnicas de imagem permitem um diagnóstico cada vez mais rigoroso. As tecnologias da navegação e da robótica abrem todos os dias novos horizontes na indicação e na segurança cirúrgica. O crescente desenvolvimento das técnicas cirúrgicas minimamente invasivas vão garantindo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa com um retorno mais precoce ao trabalho e às atividades diárias. O desenvolvimento de novos fármacos e modalidades de radioterapia têm sido decisivas no tratamento e na melhoria da qualidade e esperança de vida dos doentes com cancro ou metástases vertebrais.
Os fatores genéticos são fundamentais na evolução do processo de envelhecimento da coluna, mas a rapidez com que este se desenvolve e a incapacidade que gera pode ser modificada pelas opções de cada um. Evitar o sedentarismo, controlar o peso, abandonar o tabagismo, ter uma alimentação saudável e praticar exercício são orientações que devem ser repetidas até à exaustão. A sua eficácia na prevenção e no tratamento da doença degenerativa e da osteoporose têm evidência comprovada. Neste sentido, o lema do Dia Mundial da Coluna de 2023 é «move a tua coluna» e tem como objetivo convocar uma grande mobilização internacional no sentido da promoção da atividade física, do combate ao sedentarismo e da sensibilização para a criação de condições mais saudáveis no trabalho.