Prevenir o AVC

Junte-se ao movimento: mantenha-se ativo pela sua saúde!

Atualizado: 
29/10/2020 - 15:01
Este ano, o Dia Mundial do AVC destaca importância da atividade física para a prevenção do AVC. A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) junta-se à campanha internacional da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization), com o mote “Junte-se ao movimento para prevenir o AVC”, desafiando os portugueses a dançar para prevenir o AVC.

Este gesto simbólico e original para incentivar a atividade física, lembra que a adoção de medidas de prevenção pode contribuir para diminuir o risco e número de vidas perdidas todos os anos devido ao AVC. As estimativas avançadas pela WSO são para nós preocupantes: uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC ao longo da vida. A boa notícia é que se trata de uma patologia tratável e prevenível.

Tratável porque, como é sabido, dispomos hoje de tratamentos inovadores de fase aguda, como a trombólise farmacológica e a trombectomia mecânica, que aumentam as taxas de sobrevivência e reduzem a incapacidade, e que serão tanto mais eficazes quanto mais cedo forem administrados. Para isso, a população deve estar informada sobre os sinais de alerta de AVC, os chamados 3 F’s – falta de força num braço; desvio da face; e dificuldade na fala – e saber que, perante o aparecimento de um deles, a única atitude correta é a de acionar de imediato os serviços de emergência, através do 112. A Via Verde do AVC está organizada em Portugal para encaminhar os doentes rapidamente para os hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados.

Prevenível, uma vez que através da adoção de estilos de vida saudáveis, como sejam uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício, não fumar, vigiar os valores da tensão arterial, do colesterol e do ritmo cardíaco, moderar o consumo de bebidas alcoólicas, previnem o desenvolvimento de situações clínicas e patologias passíveis de desencadear um ataque cerebral.

A prática de exercício físico é a atividade mais simples e de eficácia comprovada na prevenção do aparecimento dos fatores de risco cerebral, no seu controlo e na prevenção primária e secundária do AVC, daí a sua relevância. No âmbito desta e de outras comemorações ao longo do ano, a SPAVC tem promovido diversas iniciativas um pouco por todo o país que se prendem com o estímulo ao exercício físico. Por exemplo: aulas de ginástica, corridas e caminhadas, exercícios de mobilidade e manutenção, entre outras.

Neste momento desafiante que atravessamos, com as atividades presenciais limitadas, mantemos o estímulo ao movimento através desta Campanha global. Para participar, basta ter um telemóvel com câmara para gravar os seus movimentos de dança favoritos e partilhar o desafio nas redes sociais. É simples, divertido e ajudará a disseminar informação que permitirá salvar vidas.

Paralelamente, a SPAVC associa-se à campanha FAST Heroes 112, um projeto da Iniciativa Angels destinado a educar crianças dos 5 aos 9 anos de idade sobre como reconhecer os sintomas de AVC e como contactar corretamente uma ambulância, também em divulgação ativa neste Dia Mundial do AVC como parte da estratégia global da WSO.

Pela vossa Saúde, venham dançar contra o AVC!

Autor: 
Dra. Carla Ferreira - Coordenadora da Unidade de AVC do Hospital de Braga; Membro da Sociedade Portuguesa do AVC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay