Patologia do pé

Já ouviu falar em Metarsalgia?

Atualizado: 
16/10/2019 - 15:40
Dor na sola dos pés, inflamação e inchaço do antepé estão entre os principais sintomas da metarsalgia – uma doença que está frequentemente associada ao uso de saltos altos, ao excesso de peso e à óssea. Neste artigo, o especialista em cirurgia do pé, Franz Walter Boensch, descreve as principais causas e seu tratamento.

O que são metarsalgias?

Tal como o nome indica, metatarsalgia é a dor na zona dos ossos metatársicos, que ocorre normalmente com maior intensidade ao caminhar.

Os ossos metatársicos estão localizados na zona anterior média do pé e são responsáveis pelo apoio aos dedos.

Esta doença é comum e ocorre devido à sobrecarga na cabeça dos ossos metatársicos, que pode levar a calosidades dolorosas na sola do pé, causando inflamação, dor e inchaço. Em casos extremos podem ocorrer fraturas por stress. O uso de saltos altos também coloca muita pressão na cabeça dos ossos metatársicos, aumentando a intensidade das dores.

O principal sintoma da doença é a dor que se agrava ao caminhar ou a correr. No entanto, os detalhes da dor podem variar e tanto podem afetar uma pequena área do pé como podem afetar o pé inteiro.

Para confirmar esta doença, é realizado um exame clínico, complementado por um RX dos pés, feito em carga.

Quais são as causas?

As causas das metatarsalgias são diversas, e incluem:

  • Deformidades nos pés, como pés planos ou pés cavos, ou deformações ósseas como joanetes;
  • Index-metatársico negativo, que é quando o 2.º e/ou 3.º e/ou 4.º ossos metatársicos são mais compridos do que o 1.º. Trata-se de uma condição genética que nem sempre os pés conseguem compensar;
  • Excesso de peso, que provoca maior sobrecarga sobre os ossos dos pés;
  • Realização de atividades físicas de grande impacto ou durante muito tempo, como por exemplo corridas de longas distâncias, que levam a uma sobrecarga dos ossos metatársicos;
  • Desenvolvimento de uma artrite ou artrose nos ossos metatársicos, devido ao desgaste ósseo relacionado com a idade ou inflamações por alterações do sistema imunitário;
  • Uso de sapatos de salto alto ou em bico, pois tendem a aumentar a pressão nos ossos metatársicos.

Como tratar?

Antes de qualquer cirurgia, o paciente pode experimentar uma terapia conservadora através do uso de palmilhas ortopédicas individualizadas, para aliviar a dor ao andar, mas não garante sucesso.

É importante consultar um médico especialista em Cirurgia do Pé, principalmente em casos de dor persistente para avaliar a causa das dores, e dar as orientações necessárias sobre os tratamentos a considerar.

Autor: 
Doutor Franz Walter Boensch - Médico Especialista em Cirurgia do Pé da Clínica Paincare
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock