Saiba o que é

Inflamação ou Infeção?

Atualizado: 
22/01/2020 - 17:01
Embora correspondam a dois processos distintos, ainda há quem ainda faça confusão entre o que é inflamação e infeção. Para acabar com as suas dúvidas, neste artigo explicamos em que consistem, quais sintomas e tratamentos indicados a cada uma das situações.
Dor no joelho

O que é então a inflamação?

A inflamação é uma resposta do organismo a uma agressão - como um corte ou uma batida - ou à presença de um corpo estranho. No entanto, é importante referir que, em algumas situações, a inflamação pode partir do próprio sistema imunitário. Nestes casos, são as nossas células de defesa que agridem o corpo.

Durante o processo inflamatório, e com o objetivo de combater o dano, ocorre a dilatação dos vasos, aumento do fluxo sanguíneo e de outros fluidos corporais para o local lesionado, dando origem ao aparecimento de sintomas como:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Dor
  • Rubor
  • Aquecimento da área afetada.

A inflamação pode ser aguda ou crónica. Inflamação aguda é aquela que se instala rapidamente, por exemplo após um acidente onde ocorre lesão tecidual de forma súbita, desaparecendo ao fim de uns dias.

A inflamação crónica é aquela que se instala de forma lenta e insidiosa e que está associada, por exemplo, a doenças autoimunes.

O que é a infeção?

A infeção ocorre quando o organismo é agredido/invadido por agentes externos, como bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os microrganismos, o que pode dar origem ao aparecimento de pus. No entanto, tendo em conta que as infeções se podem desenvolver em diferentes órgãos e sistemas, os sintomas podem ser muito variados. Algumas das manifestações mais frequentes são:

  • Febre;
  • Dor no local infectado;
  • Aparecimento de pus;
  • Dores musculares;
  • Diarreias;
  • Fadiga;
  • Tosse.

Como se trata a inflamação?

Para tratar a inflamação podem ser utilizados os anti-inflamatórios não esteroides (geralmente usados para tratar inflamações mais simples como inflamação de garganta ou dor de ouvido) ou anti-inflamatórios corticoides (aconselhados para situações mais graves ou inflamações crónicas).

Estes medicamentos são sempre prescritos pelo médico e têm como objetivo reduzir o desconforto e os efeitos do processo inflamatório.

No caso da infeção, é necessário saber qual o microrganismo que está na sua origem. Se se tratar de uma bactéria, será necessária a utilização de antibióticos. No caso de ser um vírus, o médico irá receitar um antivírico. Se se tratar de um fungo, o seu tratamento será feito com recurso a um medicamento antifúngico.

No caso, da infeção ser provocada por um parasita, o médico irá receitar um antiparasitário.

Artigos relacionados

Infecções virais

Infecções bacterianas

Alimentação saudável é a que nos mantém sem inflamação

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Fonte: 
Mayo Clinic; MSD Manuals
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay