Procedimento Estético

Harmonização Facial: sabe o que é?

Atualizado: 
17/08/2022 - 10:26
Já é possível atrasar o envelhecimento do rosto e torná-lo mais harmonioso sem ser necessário recorrer à cirurgia plástica. A cirurgiã plástica, Ana Silva Guerra, explica como.

Atenuar os sinais de envelhecimento é uma preocupação, mas hoje vamos mais além. Atrasar o envelhecimento modelando-o para que seja mais harmonioso. A moda surgiu com as celebridades que promovem a imagem com as selfies. Harmonizar sem alterar e ao mesmo tempo não envelhecer.

Maças salientes, projetadas como na juventude, lábios com volume, mas naturais e o queixo mais saliente... são os principais traços de um rosto equilibrado. Obviamente que a genética, como pano de fundo, é quem determina o quadro que vamos pintar, mas aos poucos e poucos, o bisturi foi ficando para depois e quem vence é a dupla do ácido hialurónico e toxina botulínica. Permitem adiar uma intervenção mais agressiva, com resultados naturais. Levantar as sobrancelhas com toxina e um toque subtil de volume é um sucesso.

A modelação do perfil nasal é outra grande vantagem e ao contrário do que muitos pensam, é duradoura. As maças do rosto bem modeladas retiram-nos anos de cima e os “bigodes” bem preenchidos permitem um sorriso natural e um rosto muito agradável.

Os lábios são desproporcionais em 99% da população feminina. Só cerca de 1% tem lábios de igual volume. Há quem queira contrariar a mãe natureza e torná-los agora simétricos, há quem pretenda preservar o que tem com mais volume, mas a mesma proporção.

Uma vez mais o que nos deve importar é o equilibro, a harmonia e a elegância. Um rosto trabalhado que o demonstre não é tão atraente. A questão hoje em dia não é se o devemos fazer, mas quando devemos começar. Depois há que zelar para que não se sucumba ao exagero. Os volumes não são todos idênticos para todas a mulheres, variam conforme as necessidades.

Atualmente o ácido hialurónico existe numa ampla variedade de densidades, o que permite esculpir um rosto de forma suave, quase impercetível onde assim a anatomia exige, e, ao contrário, permite a projeção de outras regiões, como os malares.

A gordura, utilizada na cirurgia plástica desde os anos 60, continua a ser um excelente material de preenchimento, porém tem algumas limitações na face: irregularidades por vezes percetíveis na pele, desproporção que não é fácil de prever e o aumento ou a diminuição de volume que acontecem inevitavelmente com as oscilações ponderais da paciente e nem sempre são bem-vindas na face.

Outros materiais de preenchimento já se usaram, um deles, o metacrilato (um derivado do petróleo produzido no brasil) é permanente, é definitivo. E assim se quebrou uma regra básica dos tratamentos faciais com materiais de preenchimento – nada pode ser permanente. Os problemas surgiram, desde infeções, rejeições, múltiplas cirurgias corretivas até infeções disseminadas com atingimento sistémico.

Por último, a harmonização facial com ácido hialurónico além de ser segura quando realizada por profissionais qualificados e experientes, desperta um grande interesse no sexo masculino que também pretende realçar os traços do queixo e maxilar, tornando o rosto mais atraente e harmonioso.

Autor: 
Dra. Ana Silva Guerra - Cirurgiã Plástica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
<a href='https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pele-limpa'>Pele limpa foto criado por cookie_studio - br.freepik.com</a>