Medicina Estética

Harmonização Facial

Atualizado: 
10/03/2021 - 15:15
Hoje em dia é possível prevenir, retardar e melhorar os sinais de envelhecimento e atenuar as diversas alterações que vão surgindo ao longo dos anos, sem necessidade de recorrer a cirurgias e tratamentos muito invasivos. As técnicas médicas que constituem a Harmonização Facial permitem tratar todas as camadas da pele do rosto, desde as mais superficiais ás mais profundas, para alem do mais é um tratamento individualizado e adaptado a cada morfologia da face, idade e género.

Vivemos num tempo dominado pelo stress, temos compromissos individuais a cumprir, datas e deadlines apertados. Muitas vezes abdicamos do nosso tempo e atividades de lazer em detrimento de compromissos e outros afazeres.

O Stress, entre outros fatores é um elemento que causa envelhecimento precoce a todos os níveis, devido principalmente a uma desregulação dos mecanismos internos de homeostasia e equilíbrio, e à produção de radicais livres de oxigénio que provocam que provocam os efeitos nefastos do envelhecimento precoce. Junto com o stress existem outros fatores que podem acelerar este envelhecimento, tantos os internos ao organismo como no caso de algumas doenças alteração metabólicas ou mesmo condições genéticas, tantos as externas como o consumo de tabaco, químicos, e exposição solar excessiva.

O Envelhecimento manifesta-se a todos os níveis do corpo, desde ao nível da célula como ao nível de todos os órgãos e sistemas. Porem este ocorre a diferentes velocidades e com diferentes manifestações. Ao nível da face o envelhecimento manifesta-se de diferentes formas e em todas as camadas dos tecidos. Ao nível mais profundo da face existe alteração da qualidade e estrutura próprio osso, assim como alteração da tonicidade e flacidez dos músculos da mimica facial. Existe em simultâneo modificação e deslocação para a zona mais inferior do rosto das bolsas e camadas adiposas com progressiva flacidez e descaimento dos tecidos. Ao nível da pele existem muitas alterações progressivas como a perda de hidratação cutânea com ressecamento superficial, alteração da espessura e textura devido à alteração da qualidade e quantidade das fibras de colágeno, e surgimento de lesões pigmentares como os lentigos, sardas e manchas muitas deles agravadas pela exposição solar excessiva, que em caso de suspeita de lesão não benigna devem ser sempre avaliadas por Dermatologia.

Todo este processo de envelhecimento desenvolve-se de forma progressiva ao longo de anos, muitas vezes condicionados por fatores genéticos e condicionados pelos fatores ambientais atrás referidos. Este processo pode condicionar o aparecimento progressivo de rugas de expressão facial, principalmente ao redor dos olhos (os chamados pés de galinha) e na testa, assim como o aparecimento de sulcos e rugas ao redor da boca. Ao nível dos Lábios muitas vezes perdem a sua definição de tornam-se mais finos e desidratados com o surgimento de pequenas rugas verticais (o chamado código de barras). A perda da textura da pela condiciona flacidez progressiva com perda de definição do rosto, surgimento de rugas faciais e deslocação dos tecidos e perda da tonicidade dos mesmos dando um aspeto mais envelhecido.

Hoje em dia é possível prevenir, retardar e melhorar os sinais de envelhecimento e atenuar as diversas alterações que vão surgindo ao longo dos anos, sem necessidade de recorrer a cirurgias e tratamentos muito invasivos. As técnicas médicas que constituem a Harmonização Facial permitem tratar todas as camadas da pele do rosto, desde as mais superficiais ás mais profundas, para alem do mais é um tratamento individualizado e adaptado a cada morfologia da face, idade e género.

Inicialmente é elaborada com a paciente um plano de harmonização segundo os objetivos do tratamento, morfologia do rosto, idade e estado da pele. A finalidade será sempre uma atenuação harmoniosa dos sinais de envelhecimentos e realçar os traços de beleza já existentes. O Objetivo último é não transformar, mas melhorar.

A Harmonização facial possibilita atenuar em simultâneo tanto as rugas de expressão facial ao nível da testa e olhos, com a aplicação por exemplo de toxina botulínica tipo A, e preencher sulcos e rugas mais profundas (por exemplo ao nível da boca) através da aplicação de ácido hialurónico.

Na mesma sessão também é possível restituir volumes, combater a flacidez e melhorar as proporções faciais como no caso das maças do rosto, contorno da mandibula e queixo. Podem ser utilizados diversos produtos para este fim, como por exemplo os bioestimuladores, com maior capacidade de preenchimento, ou hidratação ou mesmo indução da produção de novas fibras de colagénio.

No Caso da flacidez é possível obter, quando existe indicação, um reposicionamento dos tecidos com efeito lifting não cirúrgico, quer através de injetáveis como aplicação de fios tensores e tratores.

Ao nível das camadas mais superficiais da pele é possível melhorar a hidratação, brilho, luminosidade, textura, assim como atenuar as manchas e outros sinais de envelhecimento e exposição solar. Neste caso podem ser utilizados complexos polivitamínicos, plasma rico em plaquetas e peelings.

Os Efeitos secundários da Harmonização facial são diminutos, breves e muito bem tolerados, devendo-se principalmente evitar nos primeiros dias a exposição solar e exercício físico intenso.

A Harmonização Facial é um conjunto de tratamentos médicos que vão permitir duma forma eficaz e segura uma atenuação, prevenção e melhoria dos sinais de envelhecimento ao nível de todas as camadas do rosto, permitindo restituir os traços de beleza, jovialidade, harmonia e saúde do rosto.

Autor: 
Dr. Pedro Melo – Médico de Medicina Estética
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Clínica Milénio