Opinião

Está sempre a tempo de avaliar a sua Saúde Visual!

Atualizado: 
09/10/2019 - 14:46
As doenças oftalmológicas são frequentes em pessoas de qualquer idade, desde as crianças até aos idosos.

Na criança, a detecção precoce de condições que possam dificultar o normal desenvolvimento da visão pode levar a ambliopia, em que há uma perda de visão que poderia ser prevenida caso tivesse havido uma detecção e tratamento precoces. A ambliopia pode ser uma consequência do estrabismo, de opacidades do olho (como a catarata congénita) ou de erros refractivos não corrigidos (habitualmente com óculos). Todas estas condições podem ser identificadas precocemente e o seu impacto na visão radicalmente diminuído. Nos primeiros meses e até ao primeiro ano de vida, esta avaliação é muitas vezes realizada pelos pediatras e médicos de família. No entanto, aos 3 anos e antes da entrada no 1º ano da escolaridade obrigatória deve haver uma avaliação por Oftalmologia para poder identificar (e tratar) alterações que prejudiquem o desenvolvimento da visão da criança. 

Também no adulto, há várias doenças oculares que é importante serem identificadas precocemente. As três principais doenças no nosso país que podem levar a perda de visão são a diabetes ocular, o glaucoma e a degenerescência macular da idade. A catarata é também frequente, mas, na grande maioria dos casos, a perda de visão é reversível com cirurgia.

Infelizmente, nem todas estas doenças levam a sintomas numa fase precoce da doença. O glaucoma, por exemplo, que leva a perda irreversível da visão, normalmente não dá sintomas até fases avançadas da doença. Por isso mesmo, é de extrema importância uma detecção precoce para que se possa prevenir essa perda visual.

A melhor forma de cuidar da sua Saúde Visual é através de avaliações regulares por Oftalmologia. Estas devem ser regulares nas crianças jovens, e no adulto deve haver uma avaliação oftalmológica completa aos 40 anos de idade, quando sinais precoces das doenças podem já existir. Caso haja história familiar de doenças oculares ou doenças como diabetes esta avaliação deve ser realizada mais cedo. Após essa idade, se tudo estiver bem, convém ter avaliações anuais ou bianuais após os 60-65 anos de idade, quando aumenta o risco de desenvolver doenças oculares. 

No próximo dia 10 de Outubro, Dia Mundial da Visão, vão decorrer por todo o país várias ações de rastreio oftalmológico onde pode conhecer melhor o estado da sua Saúde Visual.

 

Autor: 
Dr. João Barbosa Breda - Oftalmologista Instituto CUF Porto
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Instituto CUF Porto