Como a quiroprática pode ajudar

Dor Ciática: uma “dorzinha” que chateia muita gente

Atualizado: 
16/10/2023 - 14:39
Se já ouviu falar da dor ciática ou, pior ainda, já sentiu, sabe que não é brincadeira! Mas o que é exatamente essa dor que parece um choque elétrico a percorrer a perna? E por que tanta gente fala dela?

Bem, a dor ciática acontece quando o nervo ciático, o mais longo nervo do nosso corpo, fica irritado ou comprimido. Essa irritação pode causar uma dor que começa nas costas e se estende até à parte de trás da perna. E quando falamos em "tanta gente", estamos a falar a sério! Estima-se que cerca de 40% das pessoas entre os 40 e 59 anos de idade experimentarão dor ciática em algum momento das suas vidas. A dor ciática é mais prevalente em pessoas que trabalham com pesos, estão sentadas muito tempo ou estão expostas a vibrações constantes como a condução. Infelizmente estas dores podem interferir significativamente com a nossa qualidade de vida afetando a produtividade e mesmo levando a dias de trabalho perdidos.

"Ok, isso é intrigante, mas o que posso fazer sobre isso?" - perguntam muitos. À parte das muitas coisas que já ouvimos falar como as intervenções através de medicamentos ou cirúrgicas, até mesmo aos exercícios que podemos ser pró-ativos em fazer, a resposta pode estar nas mãos de um quiroprático. Sim, quiropráticos são especialistas em cuidados com a coluna!

Pesquisas científicas mostram resultados promissores. Um estudo revelou que os pacientes que receberam tratamento quiroprático para dor ciática tiveram uma redução significativa na intensidade da dor e na frequência dos episódios. Ou seja, menos "choques elétricos" e mais momentos de alívio, logo mais qualidade de vida!

Agora, se está a pensar: "Mas eu nunca fui a um quiroprático...", não se preocupe. É sempre um bom momento para começar. Lembre-se de procurar profissionais qualificados e, acima de tudo, ouça o seu corpo. Afinal, ninguém conhece melhor as suas dores do que você!

Por isso, se a dor ciática está a tornar os seus dias cinzentos, talvez seja a hora de dar uma oportunidade à quiroprática. Quem sabe, em breve, poderá voltar a dançar, correr ou simplesmente caminhar sem aquela "dorzinha" chata a incomodar.

Até lá, lembre-se: o seu bem-estar está em suas mãos e, talvez, quem sabe, nas mãos de um quiroprático!

Autor: 
Dr. Pedro Figueira - Quiroprático da Clínica Health Connection
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik