Entrevista

Doenças respiratórias podem entrar em remissão com a Terapia de Bowen

Atualizado: 
08/02/2021 - 11:35
Caracterizada pela aplicação de movimentos precisos em pontos específicos do corpo, a Terapia de Bowen é considerada “a mais suave e segura das terapias manuais”, com grandes benefícios ao nível da saúde e bem-estar geral. Para além do seu reconhecido papel no alívio da dor, “interfere positivamente”, entre outras, no quadro das doenças respiratórias. Segundo a terapeuta Filipa Taipina, a terapia de Bowen, “pode ajudar a evitar as crises e melhorar substancialmente a qualidade respiratória do doente asmático”.

Em que consiste a Terapia de Bowen? E por que motivo esta não deve ser entendida como mais uma técnica de massagem?

A terapia de Bowen não é uma massagem, não existe o ato de friccionar os tecidos do corpo com movimentos repetidos e de forma regular. Esta terapia consiste numa série determinada de manipulações muito suaves que se realizam em músculos, tendões, nervos e fáscia. Estes movimentos têm uma grande precisão anatómica, foram criados a pensar em locais muito específicos e precisos da anatomia humana. Cada grupo de movimentos e procedimentos têm um objetivo específico, nada é realizado ao acaso. Esta terapia não utiliza qualquer tipo de instrumento (agulhas, cremes, pomadas ou óleos), são as mãos e dedos que promovem os movimentos necessários e não são realizadas manipulações forçadas nem ajustamentos estruturais ou mecânicos.

Quais os seus principais benefícios? Sendo que esta terapia não “cuida” apenas da saúde de quem está doente, de que modo ela atua sobre a saúde em geral?

Efetivamente, a Terapia de Bowen atua na saúde e bem-estar geral porque estimula a homeostasia, a capacidade que os organismos vivos têm em conseguir a sua autorregulação e a constância do seu equilíbrio, a chamada homeostase. Os principais benefícios desta terapia são a sua grande eficácia no alívio da dor causada por lesões desportivas ou trauma causado por problemas esquelético-musculares. Nos problemas de postura e dor com origem em doenças autoimunes. Além de eficaz no alívio da dor, interfere positivamente, por exemplo, em problemas de tiroide, digestivos, hormonais e respiratórios, contribuindo para o aumento do bem-estar e para a melhoria, de forma generalizada, da qualidade de vida.

Ela é segura? Qualquer pessoa pode recorrer a esta terapia, independentemente da sua idade? Ou existem contraindicações?

É muito segura, sendo mesmo considerada a mais suave e segura das terapias manuais. Pode ser aplicada a todas as pessoas: atletas, recém-nascidos (os meus sobrinhos gémeos receberam Terapia de Bowen algumas horas depois de nascerem), bebés, crianças, jovens, adultos, idosos e grávidas. O uso de certos fármacos e a realização de outras terapias manuais ou massagens em simultâneo condiciona e retira eficácia à terapia, atrasando o processo terapêutico. Não faço terapia a quem está a tomar determinados fármacos ou está a realizar outro tipo de terapias manuais, única e exclusivamente, porque não existem resultados. Não acontece" nada de mal," mas os resultados são poucos ou mesmo nenhuns.

Entre os problemas que beneficiam desta terapia encontram-se os problemas respiratórios, nomeadamente a asma. De que forma a Terapia de Bowen pode ajudar o doente asmático?

Pode ajudar a evitar as crises e melhorar substancialmente a qualidade respiratória do doente asmático. No entanto, ao contrário de outros problemas, como por exemplo o tratamento de uma ciática, na asma é preciso um trabalho multidisciplinar. Tom Bowen, por exemplo desaconselhava o consumo de produtos lácteos. Hoje é sabido que a saúde do intestino tem uma grande influência no tratamento de inúmeras patologias, sendo a asma uma delas. Tenho um amigo, médico, que conseguiu deixar de usar as tão conhecidas "bombas", com uma mudança de alimentação e estilo de vida.

É possível que estes doentes deixem de necessitar de fazer medicação, por exemplo?

Sim, já aconteceu, mas todas essas situações devem ser concretizadas com supervisão médica.

Que outras patologias do foro respiratório podem ser tratadas com recurso a esta terapia? Podemos falar de cura em algum dos casos?

A rinite e a sinusite, por exemplo. Podemos falar de remissão.

O que pode o doente esperar no fim da primeira sessão? Os seus benefícios sentem-se de imediato?

Algumas pessoas sentem alguns efeitos logo no primeiro tratamento, outras só após alguns tratamentos.

De um modo geral, qual a duração do tratamento?

As sessões têm cerca de uma hora, às vezes um pouco mais outras um pouco menos, dependo do protocolo utilizado e têm um intervalo entre cada uma de seis a dez dias. Quanto ao número de sessões é muito variável, depende, não só da patologia em causa, mas também de muitos outros fatores, varia de pessoa para pessoa, cada pessoa é um caso diferente e deve ser cuidadosamente intervencionado como tal.

São necessários alguns cuidados (por parte do doente) após a sessão terapêutica?

Sim, é pedido que não coloque gelo, sacos quentes, que não seja sujeito a outras terapias manuais e não tome relaxantes musculares. Não acontece "nada de mal" se o fizerem, mas retira efeito à terapia por interferirem com a fáscia e os seus recetores. É também recomendado que caminhe cerca de 20 a 30 minutos diariamente e que beba cerca de 1,5L de água por dia.

 

Autor: 
Sofia Esteves dos Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay