Literacia em Saúde

Dia Mundial da Segurança do Doente: "Agir agora para um parto seguro e respeitoso!"

Atualizado: 
17/09/2021 - 10:28
O Dia Mundial da Segurança do Doente celebra-se todos os anos a 17 de setembro, e tem por objetivo aumentar a compreensão da importância da segurança dos doentes e contribuir para prevenir e reduzir malefícios evitáveis nos cuidados de saúde ao nível global.

O Dia Mundial da Segurança do Doente foi proclamado através da Resolução 72/6 adotada na Assembleia da Organização Mundial da Saúde (OMS) a 28 de maio de 2019.

Em 2021 o tema é dedicado à priorização da segurança nos cuidados maternais e neonatais, particularmente na altura do parto, uma fase delicada da gravidez.

Assim, a OMS exorta todas as partes interessadas a "Agir agora para um parto seguro e respeitoso!" com o tema “Cuidado materno e neonatal seguro”.

Sabia que aproximadamente 810 mulheres morrem todos os dias de causas evitáveis relacionadas com a gravidez e o parto?! Além disso, cerca de 6700 recém-nascidos morrem todos os dias, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos. Ainda, cerca de 2 milhões de bebés nascem mortos todos os anos, com mais de 40% ocorrendo durante o trabalho de parto. Considerando a significativa carga de riscos e danos aos quais as mulheres e recém-nascidos estão expostos devido à assistência insegura, agravada pela interrupção dos serviços essenciais de saúde causada pela pandemia COVID-19, a campanha é ainda mais importante este ano.

Por outro lado, sabemos que a maioria dos nados mortos e mortes maternas e neonatais são evitáveis por meio da prestação de cuidados seguros e de qualidade por profissionais de saúde qualificados que trabalham em ambientes de apoio. Isso só pode ser alcançado por meio do envolvimento de todas as partes interessadas e da adoção de sistemas de saúde abrangentes e abordagens baseadas na comunidade.

O Dia Mundial da Segurança do Paciente foi estabelecido em 2019 para melhorar a compreensão global da segurança do doente, aumentar o envolvimento público na segurança dos cuidados de saúde e promover ações globais para aumentar a segurança do doente e reduzir os danos ao doente.

Objetivos do Dia Mundial da Segurança do Doente 2021:

  • Aumentar a conscientização global sobre as questões de segurança materna e neonatal, especialmente durante o parto;
  • Envolver as várias partes interessadas e adotar estratégias eficazes e inovadoras para melhorar a segurança materna e neonatal;
  • Solicitar ações urgentes e sustentáveis de todas as partes interessadas para intensificar os esforços, alcançar os não alcançados e garantir cuidados maternos e neonatais seguros, especialmente durante o parto;
  • Defender a adoção das melhores práticas no local de atendimento para prevenir riscos evitáveis e danos a todas as mulheres e recém-nascidos durante o parto.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança do Doente de 2021

Durante os desafios contínuos da pandemia COVID-19, uma combinação de atividades virtuais e outras estão sendo planeadas pela OMS para marcar e celebrar o Dia em setembro de 2021. Assim, uma das iniciativas da campanha global passará por iluminar monumentos icónicos e locais públicos com a cor laranja.

Deste modo, a OMS apela a todas as partes interessadas - governos, organizações não governamentais, organizações profissionais, sociedade civil, associações de doentes, universidades - a juntarem-se à campanha global iluminando monumentos e organizando atividades e eventos internacionais, nacionais e locais no e por volta do dia 17 de setembro de 2021.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) associa-se, uma vez mais, à iniciativa da OMS nas comemorações do Dia Mundial da Segurança do Doente.

Durante a manhã do dia 17, a DGS irá apresentar o Plano Nacional para a Segurança dos Doentes 2021-2026 (PNSD 2021-2026), com um evento online, para o qual estão convidados a assistir todos os profissionais de saúde, doentes, gestores, investigadores e interessados pela área que se reveste da maior importância para a Saúde Pública.

O PNSD 2021-2026 resulta de uma colaboração entre a DGS, através do Departamento da Qualidade na Saúde, e a Escola Nacional de Saúde Pública-NOVA, num processo que está alinhado com as orientações internacionais, adaptado à realidade nacional e que se pretende agregador, integrador e evolutivo.

Fontes:
https://www.who.int/news-room/events/detail/2021/09/17/default-calendar/world-patient-safety-day-2021
https://www.dgs.pt/?ci=1887&ur=1&newsletter=513#.YTHxuWrrGLE.gmail

     
Autores:
Maria Helena Junqueira Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Serviço de Medicina do Hospital de Pombal – Centro Hospitalar de Leiria EPE [email protected]

Pedro Quintas Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar - Unidade de Cuidados na Comunidade Pombal [email protected]

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock