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Dermocosmética: uma paixão que nasce num laboratório improvisado na cozinha de Mirela Suta

Atualizado: 
01/03/2024 - 10:53
Tinha nove anos quando começou a fazer as primeiras experiências daquela que seria a paixão da sua vida: a dermocosmética. Mirela Suta começou a fazer sabonetes num laboratório improvisado na cozinha, com produtos naturais que apanhava no campo. Cresceu, mas bichinho ficou! Em 2012 criou a Suta Cosmetic, uma marca de dermocosmética portuguesa natural, orgânica e cruelty-free. Em entrevista ao Atlas da Saúde fala da marca e do ingrediente principal dos seus produtos: a Spirulina.

Sei que, desde cedo, revelou mostrar interesse pela criação de produtos de base natural. Começou, aliás, em jeito de brincadeira a fazer sabonetes com o seu irmão… O que despertou esta paixão?

Desde muito cedo os meus momentos de brincadeira eram passados na cozinha, com o irmão, a misturar ingredientes que apanhávamos no campo para produzir sabonetes. Foi em casa, num laboratório caseiro e improvisado que nasceu a a minha paixão pela dermocosmética.

Que idade tinha quando começou a fazer as primeiras experiências?

Tinha 9 anos.

Profissionalmente, quando começa a dar os primeiros passos na área da dermocosmética? Como nasce a SUTA Cosmetic?

Comecei a trabalhar na área da dermocosmetica em 2003, quando trouxe a primeira marca de dermocosmética romena para Portugal.

A Suta nasce em 2012 de um sonho: ter a minha própria marca com as propriedades que a distinguem, natural e orgânica. Como sempre vivi na natureza entendo que a natureza nos pode trazer muitos benefícios para a saúde. Para mim, a beleza está integrada na saúde, tanto as algas, microalgas, plantas trazem enriquecem a beleza de forma natural.

O que diferencia os produtos da SUTA Cosmetic?

A Suta Cosmetic, é uma marca Portuguesa com produtos de natureza natural e orgânica e cruelty-free. Os nossos produtos são elaborados com matérias primas de qualidade e certificadas. O nosso principal ingrediente é a Spirulina, considerada pela OMS como um superalimento, graças às suas propriedades.

Escolhemos este ingrediente como o pilar dos nossos produtos, pelo alto teor em proteína (60/70%), pelo seu complexo vitamínico, minerais, propriedades anti-inflamatória, purificadores, desintoxicantes, atividade enzimática intensa e aminoácidos. Estes ingredientes, fazem com que as nossas gamas de produtos de dermocosmética e suplementação, sejam bastante eficazes na sua ação.

Sendo este ingrediente principal dos seus produtos, o que faz da spirulina um aliado da saúde da pele?

Como referi anteriormente a Spirulina é um ingrediente valioso para a pele, graças às suas propriedades. Este é um ingrediente que devolve a saúde à pele, em vários aspetos. Melhora a sensibilidade, recupera a pigmentação da pele, melhora visivelmente o aspeto de peles acneicas, acelera a cicatrização e devolve o aspeto jovem e saudável da pele.

Os produtos SUTA são todos orgânicos e cruelty-free. O que representa este compromisso para com o meio ambiente?

A SUTA é marca que se preocupa com o meio ambiente e com a sustentabilidade. A sustentabilidade vai muito para além dos ingredientes naturais e orgânicos presentes na composição dos produtos, uma vez que engloba a transparência nas várias cadeias de fornecimento, produção e distribuição, e aspetos sociais. Inclusivamente, a título de curiosidade, o cultivo do nosso principalmente ingrediente - a Spirulina - é feito em lagoas de água doce, evitando assim a contaminação do solo.

Relativamente à criação de um produto, quais as fases deste processo, desde o momento em que percebe que determinado ingrediente tem potencial para ser utilizado até ao desenvolvimento de um produto? Imagino que seja um processo que envolve muita investigação e que nem sempre pode resultar como o esperado…

Quando eu desenvolvo um produto penso nos ingredientes que irão ter os efeitos pretendidos para determinada necessidade. Isto é um trabalho exigente que envolve muita pesquisa e testes laboratoriais até chegar ao resultado pretendido. É um processo complexo que envolve várias fases como: estabilidade do produto, testes microbiológicos, e controlo de qualidade e eficácia do produto.

Na sua opinião, quais os grandes desafios de trabalhar nesta área?

Esta é uma área de desafios! Mas, o principal é continuar a desenvolver produtos inovadores e de qualidade. Queremos continuar a uma marca de confiança, segura e verdadeiramente inovadora.

Clique na imagem, para saber mas sobre a marca 

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SUTA Cosmetic