Saúde ocular

Como cuidar da visão em tempo de pandemia

Atualizado: 
08/10/2020 - 11:53
Numa altura de regresso às aulas para muitos jovens e crianças, e em que o uso de dispositivos digitais, como smartphones ou portáteis, transformou os nossos hábitos visuais, torna-se imperativo que não descure um dos órgãos mais importantes do corpo humano: os olhos.

Neste dia, 8 de outubro, em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Agency for the Prevention of Blindness (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira) chamam a atenção para os perigos relacionados com a saúde ocular, a Zeiss associa-se ao momento e deixa alguns conselhos para que cuide da sua visão todos os dias:

 

  • Siga a regra 20-20-20: a cada 20 minutos parar durante outros 20 segundos e olhar a uma distância de 20 pés, o equivalente a cerca de seis metros. Esta regra ajuda a reduzir a fadiga e cansaço ocular, já que, desta forma, os olhos não focam em curtas distâncias por muito tempo, o que permite o seu descanso;
  • Pisque com frequência para refrescar os olhos;
  • Coloque o monitor a uma distância entre 50 centímetros a um metro dos seus olhos;
  • Visite regularmente um especialista dos olhos. As crianças, que são observadas ao nascer pelo pediatra, deverão consultar o especialista dos olhos até aos 3 anos de idade e, na ausência de doença, novamente antes de irem para a escola. Já os adultos depois de atingirem os 40 anos deverão consultar um especialista a cada 2 ou 3 anos e, depois dos 60, recomenda-se uma avaliação anual.

Existem diversos desafios visuais com que nos podemos deparar ao longo da vida. Muitos desses desafios são, em grande parte, inofensivos e podem ser corrigidos com o uso de óculos, como por exemplo, a miopia, hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo. No entanto, existem outras situações mais complicadas.

Neste Dia Mundial da Visão coloque na sua agenda uma visita ao especialista dos olhos!

 

 

Fonte: 
GCI
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay