Opinião

Cirurgia Estética da Mama

Atualizado: 
05/05/2021 - 10:13
Se pretende fazer uma cirurgia estética da mama deve, em primeiro lugar, saber em concreto do que não gosta, do que não se sente bem ou mexe com a sua autoestima.

Muitas vezes a pessoa pensa que algo está mal, e está, mas pode não ser exatamente aquilo que pensava. Muitas vezes também a solução que julgava ser a mais indicada não é a indicada pelo cirurgião. Logo é muito importante é uma consulta com um especialista experiente e devidamente credenciado, que domine as técnicas de cirurgia estética da mama. Nesta, como em qualquer outra cirurgia estética, é fundamental fazer uma escolha adequada, não precipitada, não influenciada por publicidade, marketing e redes sociais. E, se possível, ouvir mais que uma opinião, ver o que lhe agrada mais e vai mais de encontro aquilo que pretende. Um especialista experiente tem com certeza algo mais para lhe dar como resultado e acompanhamento. O barato sai caro e muitas vezes com resultados maus, desastrosos e irremediáveis. A cirurgia, na minha opinião e forma de trabalhar, não é o ato isolado da cirurgia em si, que é temporal. Deve ter um adequado pré e pós-operatório com acompanhamento, disponibilidade permanente, uma preparação antes de cada tipo de cirurgia com as informações gerais e especificas para a cirurgia que vai fazer, pedidos exames complementares gerais e específicos para avaliar o estado geral de saúde e a zona a operar.

Existem muitas técnicas para fazer cirurgia estética da mama, com características diferentes desde a abordagem, a anestesia, os tipos de cicatrizes, o material usado, com e sem internamento, tipos de recuperação, restrições, limitações, cuidados pré e pós-operatórios.

Cada cirurgião tem a sua forma própria de trabalhar e todos acham que a sua forma é a melhor, obviamente. É importante inteirar-se de tudo isto, ver e comparar as diferenças e então optar em consciência e com conhecimento pelo que acha melhor para si.

Muita atenção ao “Dr. Google”. Está, muitas vezes, cheio de má informação, contra informação, incorreções e mentiras, confusões que só servem para baralhar mais quem procura este tipo de cirurgia. Também os comentários e opiniões de outras pessoas operadas devem ser lidos com atenção e perceber até que ponto são verdade. Não se podem comparar resultados da mesma cirurgia em pessoas diferentes. Nem tamanhos de próteses. Tudo errado. Cada caso é um caso e deve ser analisado e tratado para cada pessoa sem importar os resultados dos outros. A personalização da consulta com o diagnóstico e a proposta mais adequada e ajustada é o caminho mais correto. A concentração e dedicação a cada caso deve ser mandatário e prioritário.

Podemos dizer em resumo que a cirurgia estética da mama pode ser para aumentar - levantar e arrumar - levantar, arrumar e aumentar - reduzir. Casos mais raros há em que as mamas são muito diferentes e a cirurgia proposta será para simetrizar as mamas através de técnicas indicadas para cada caso. Na fronteira entre o estético e o reconstrutivo temos as reconstruções de mama.

Existem muitas técnicas para cirurgias estéticas das mamas. As realizadas por mim e na Clínica Milénio, todas elas têm em comum as seguintes características:

  • Anestesia local com sedação (não há anestesia geral nem internamento)
  • Recuperação rápida – a partir do dia seguinte podem fazer quase tudo
  • Poucas restrições
  • Menos cicatrizes ou impercetíveis
  • Sem alterações da normal fisiologia – podem amamentar em qualquer das cirurgias
  • Sem alterações da sensibilidade dos mamilos
  • Podem-se fazer quaisquer tipos de exames da mama o resto da vida
  • Quando utilizadas próteses têm uma garantia vitalícia dada pelo fabricante
  • Resultados naturais

Com uma consulta adequada, um bom diagnóstico, uma boa proposta de solução cirúrgica, uma preparação operatória bem feita, e após a cirurgia seguir as indicações pós-operatórias, ter um acompanhamento médico regular e periódico, ter a equipa médica em disponibilidade permanente, tem grandes probabilidades de tudo correr bem e como deseja.

Autor: 
Dr. Ângelo Rebelo – Cirurgião Plástico
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Clínica Milénio