Tratamento da luxação recidivante do ombro

Cirurgia de Latarjet: em que consiste e para que está indicada?

Atualizado: 
05/04/2022 - 11:49
Inaugurada no início de março, a Clínica Cirúrgica de Carcavelos é um dos poucos locais em Portugal a realizar a cirurgia de Latarjet. Com a ajuda de Bárbara Campos, ortopedista especializada em Patologia do Ombro, Coordenadora de Ortopedia da Joaquim Chaves Saúde, mostramos em que consiste e para que casos está indicado este procedimento cirúrgico.

Indicada para o tratamento da luxação recidivante antero inferior do ombro, a cirurgia de Latarjet é um procedimento minimamente invasivo que permite, “não só o tratamento de eventual patologia associada”, como um pós-operatório menos doloroso já que é “menos agressivo”. Por outro lado, trata-se de uma técnica guiada “que visa otimizar a transferência da coracoide para o sítio ideal”.

De acordo com a especialista em Patologia do Ombro, com este procedimento, realizado por via artroscópica, consegue-se a “transposição da coracoide e tendão conjunto para a face anterior da glenoide, através de um split do subescapular”.

Sem grandes complicações, já que as mais frequentes “são pequenas não requerem reintervenções cirúrgicas”, esta cirurgia tem um período de recuperação com imobilização, “seguido de um programa de reabilitação de aproximadamente 4 meses de reabilitação”.

A complicações graves são raras. No entanto, a especialista alerta: há contraindicações! “Existem algumas contraindicações relativas e absolutas que devem ser sempre discutidas com o cirurgião. Regra geral não é executada em pessoas idosas, ou em que o tendão do subescapular não esteja íntegro”, explica.

Por que motivo ocorre a luxação do ombro?

Uma luxação do ombro ocorre quando o úmero se separa da omoplata, ao nível da articulação gleno-umeral, grande parte devido a traumatismo com o braço em adução e rotação externa. Uma vez que o ombro apresenta uma grande amplitude de movimentos, é muito vulnerável a este tipo de lesões, sobretudo entre desportistas, para quem este procedimento está indicado.

Segundo Coordenadora de Ortopedia da Joaquim Chaves Saúde, Bárbara Campos, este é um “método extremamente eficaz no tratamento da instabilidade recidivante do ombro”, muito embora as opções de tratamento serão sempre discutidas avaliando caso a caso em consulta “de ortopedia com um cirurgião de ombro”.

 

 

Autor: 
Sofia Esteves do Santos
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock