Literacia em Saúde

Caro/a leitor/a: já ouviu falar no patient advocate?!

Atualizado: 
24/06/2021 - 15:03
A figura do Patient Advocate tem vindo a consolidar-se nos últimos anos, através de uma procura cada vez mais elevada em países como os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália. A crescente complexidade do sistema de saúde dificulta a prestação segura de cuidados, diminuindo a confiança dos utentes no mesmo. Os profissionais de saúde assistem dezenas de doentes diariamente, não conseguindo focar-se exclusivamente nas necessidades de um só.

Em contrapartida, um Patient Advocate dedica-se somente a um doente que precise do seu apoio. Esta figura, que não é necessariamente um familiar, tem como objetivo acompanhar o doente na sua estadia no hospital, desde a admissão até à alta médica; servir de intermediário entre os profissionais e o doente; esclarecê-lo para que as escolhas sejam informadas, ajudá-lo a expressar os seus pontos de vista e preocupações, e ao mesmo tempo protegê-lo dos erros clínicos e/ou administrativos. O objetivo final é reforçar os direitos do doente, e o modelo de cuidados centrado no doente.

Quando é que deve ter o apoio de um Patient Advocate?

Por vezes não é fácil falar com os profissionais de saúde. Ou porque a linguagem utilizada é demasiado técnica ou porque sente que o profissional não o está a compreender. Estas situações são normalmente ultrapassáveis utilizando algumas técnicas de comunicação.

No entanto, há circunstâncias particularmente difíceis, em que está tão perturbado que ter alguém que o acompanhe e apoie pode ser fundamental para obter o melhor serviço e garantir que os seus direitos são respeitados. A maior parte das pessoas não pensa em pedir apoio quando utiliza os serviços de saúde. Sentem que podem falar, atuar em seu nome e defender os seus interesses sozinhos.

No entanto há alturas em que um apoio extra é importante:

  • Quando está demasiado doente para fazer perguntas, prestar atenção ou defender os seus direitos;
  • Quando está a ter dificuldades em obter a informação de que necessita;
  • Quando se sente confuso com a quantidade de informação;
  • Quando sente que ninguém o ouve ou satisfaz aos seus pedidos;
  • Quando está numa situação de conflito com alguém da instituição ou com a própria instituição;
  • Quando está demasiado perturbado com a situação para poder falar calmamente sobre o que o incomoda.

Quem pode ser um Patient Advocate?

O seu Patient Advocate deve ser alguém:

  • Que o respeita e em quem confia;
  • Que o deixa decidir;
  • Que o ajuda a perceber quais são as suas opções;
  • Que o estimula a falar por si próprio;
  • Que o defende se lhe pedir;
  • Que respeita as suas decisões.

Como escolher um Patient Advocate?

Tenha em conta estas questões pergunte a si próprio:

  1. Quem é que eu conheço que é um bom ouvinte? Quem é que está disposto a ouvir-me e está interessado em saber quais são as minhas necessidades? E no que é que eu gostaria que ele me apoiasse? Eu não quero alguém que assuma o controlo da situação e que decida fazer aquilo que ele acha que é melhor para mim;
  2. Quem é que eu conheço que estaria disposto a estar a par dos meus problemas de saúde de forma a poder apoiar-me eficientemente nas minhas necessidades de saúde?;
  3. Quem é que eu conheço que eu sei que não se importará de fazer perguntas e ajudar-me no caso de eu não as conseguir fazer sozinho? E quem é que está disposto a continuar a fazer perguntas até sabermos exatamente todas as alternativas que tenho?;
  4. Quem é que eu conheço que eu sei que tem facilidade em trabalhar em equipa e em interagir com outras pessoas de forma a obter toda a informação necessária?;
  5. Quem é que eu conheço que eu sei que pode pressionar os profissionais de saúde responsáveis, se necessário, sem que essa pressão me isole ou ponha em causa o apoio que me prestam?;
  6. Quem é que eu conheço suficientemente forte para não desistir e ultrapassar as barreiras necessárias para obter o resultado de que eu preciso?;
  7. Quem é que eu conheço que fala a mesma língua e tem as mesmas crenças que eu? Será que esta pessoa me pode ajudar a compreender e a comunicar, se for necessário?

Saiba como se tornar um Patient Advocate. Ou ajude um familiar ou amigo a tornar-se um Patient Advocate. Desta forma podem apoiar-se mutuamente caso seja necessário.

Para saber mais consulte: http://atuasaude.org/wp-content/uploads/2017/08/checklist_patient_advocate.pdf

Fonte: http://atuasaude.org/patient-advocate

     

Autores:
Maria Helena Junqueira
Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Serviço de Medicina do Hospital de Pombal – Centro Hospitalar de Leiria EPE
[email protected]

Pedro Quintas
Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar - Unidade de Cuidados na Comunidade Pombal
[email protected]

Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay