Resultado natural sem cicatrizes

Benefícios do transplante de barba

Atualizado: 
11/01/2024 - 11:42
A barba tem a sua marca no tempo e na história. Desde a antiguidade, transcendeu o ser humano como símbolo de virilidade, sabedoria e poder. Em muitos casos, associamo-la a grandes pensadores e filósofos como Platão, Sócrates ou Karl Marx.

Os hipsters de hoje levam o estilo a outro nível. Mas também outros como Leonardo DiCaprio ou George Clooney aderem à moda de usar barba, fazendo parte da sua identidade e realçando as suas características mais masculinas.

Se não tem barba, provavelmente já se perguntou por que razão deveria fazer um transplante de barba, se valeria a pena. Mas, a realidade é que a barba não é apenas uma questão de estética da moda, é também importante lembrar que tem uma função de proteção contra as agressões externas naturais.

A falta de barba pode dever-se a diferentes razões, tais como: predisposição genética, tricotilomania (o ato de arrancar os próprios cabelos), queimaduras, episódios traumáticos ou sequelas de cirurgias estéticas com formação de cicatrizes.

Porquê fazer um transplante de barba?

Se está a ler este artigo é porque quer saber mais em profundidade se vale mesmo a pena fazer um transplante de barba. Para responder a esta pergunta, seria conveniente responder a duas outras perguntas que responderemos de seguida. Em primeiro lugar, deve ficar claro que o transplante de barba é um tratamento eficaz, indolor (efetuado sob anestesia local), seguro e que consolida um aspeto natural. É especialmente aconselhável em casos de imperfeições, como manchas de calvície.

Como é efetuado um transplante de barba?

A extração dos folículos pilosos é efetuada da mesma forma que no método de extração da cabeça. É utilizada a mais moderna tecnologia de extração e implantação, FUE (Folicular Unit Extraction). Os folículos são retirados da área doadora (nuca) e implantados na barba. Para além disso, obtém-se um resultado natural sem cicatrizes. É importante ter em conta que os pelos da barba devem ser de unidades foliculares de 1 ou 2 pelos, para que a densidade esteja de acordo com o resto da barba. Além disso, deve ter-se o cuidado de os pelos seguirem a direção do resto dos pelos.

Quando é que se veem os resultados?

Esta pergunta é talvez a mais aguardada por toda a gente. Queremos sempre saber quando é que vamos ter o que tanto desejamos. Podemos dizer que os resultados podem começar a ser vistos seis meses após a cirurgia, mas é claro que quanto mais tempo deixar crescer, mais visíveis serão os resultados.

Autor: 
Dr. Carlos Portinha - médico diretor clínico do Grupo Insparya
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik