Conteúdo Patrocinado

Benefícios do Óleo de Sementes de Cânhamo

Atualizado: 
24/02/2021 - 10:29
Hemp seed oil é o óleo extraído especificamente das sementes de cânhamo. O que diferencia este dos outros tipos de óleo de cânhamo, é porque o composto da semente contém pouco ou nenhum CBD (canabidiol – princípio ativo). Por isso, é consumido pela sua concentração ideal de ácidos gordos, sendo normalmente usado para fins culinários ou cosméticos.

Ao consumir este óleo terá muitos benefícios para a sua saúde, porque para além de prevenir muitas doenças, verá muitos resultados tanto na pele, como nas unhas e cabelo.

Conheça os 12 benefícios do Óleo de Sementes de Cânhamo para a saúde:

Para o Cérebro

O óleo de semente de cânhamo é composto de ácidos gordos essenciais, que são fundamentais para o desenvolvimento cerebral. O DHA (ácido docosa-hexaenóico / ómega 3) é essencial para a saúde do cérebro, e para a retina dos olhos, em especial no primeiro ano de vida. As mães que incluem este óleo na alimentação/suplementos durante a gravidez reforçam a proteção do bebé em desenvolvimento.

Para o Sistema Imunitário

Os ácidos gordos essenciais, presentes no óleo de semente de cânhamo têm mostrado que estimulam a flora intestinal e apoiam o sistema imunitário. Isto é muito benéfico durante a temporada das gripes e constipações.

Para a Saúde do Coração

O óleo de semente de cânhamo é composto por uma proporção de ácidos gordos ómega-6 e ómega-3 – o equilíbrio que tem sido comprovado para apoiar a saúde do coração e melhorar de forma adequada a função cardiovascular. Este tipo de nutrição pode ajudar em numerosos processos biológicos e até mesmo ajudar a prevenir diversas doenças degenerativas.

Para as Inflamações

As pessoas que têm doenças inflamatórias a longo prazo podem consumir o óleo de semente de cânhamo. O óleo de semente de cânhamo é muito rico em ácidos gordos essenciais ómega-3 e ómega-6 – que são altamente anti-inflamatórios. Estes tipos de ácidos gordos são essenciais para o corpo reduzir as inflamações sistemáticas. Com o uso regular, vêm-se grandes melhorias na inflamação, dor e artrites.

Para a Suplementação 

Tomar o óleo de semente de cânhamo como um suplemento, é um método eficaz para aumentar os ácidos gordos ómega-3 na dieta diária. Este é um nutriente essencial para o desenvolvimento do cérebro, saúde do sistema imunológico, bem como a regulação do humor. 

Para a Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença rara e perigosa, que provoca a degeneração do sistema nervoso. Esta doença afeta principalmente os adultos e os jovens. Um estudo recente constatou que a suplementação e uma dieta adequada, juntamente com óleo de semente de cânhamo, melhoram a saúde dos pacientes com esclerose múltipla. Este fato é relacionado com a biodisponibilidade de nutrientes a partir desses óleos.

Para a Pele

Hidratante: O óleo de semente de cânhamo é um hidratante natural e não oleoso

Antienvelhecimento: O óleo de semente de cânhamo tem efeitos antienvelhecimento na pele. Aumenta a composição de lipídios (gordura dentro da camada mais externa) e melhora o funcionamento global da pele.

Para o Tratamento do Acne

Ao usar o óleo de semente de cânhamo na dieta, tem efeitos benéficos sobre o acne. O teor de ómega-3, ajuda o corpo a diminuir a inflamação da pele, diminuindo a vermelhidão e acne.

Para a Dermatite Atópica

As pessoas que sofrem de dermatite atópica geralmente têm a pele seca, uma vez perdem uma quantidade excessiva de humidade. Estudos, revelam que o uso de óleo de semente de cânhamo pode ajudar a eliminar estes sintomas.

Para o Cabelo

O óleo de semente de cânhamo oferece ao couro cabeludo uma quantidade de aminoácidos vitais. Pode ser utilizado em tratamentos de capilares (cabelo e couro cabeludo). Ao usar o óleo de semente de cânhamo no couro cabeludo previne a queda de cabelo. Por outro lado, também melhora a saúde do couro cabeludo. O ómega-3 contido neste óleo, reforça a textura do cabelo, deixando-o mais forte e brilhante.

Para os Distúrbios Digestivos 

O óleo de semente de cânhamo é rico em fibras solúveis que mantêm o trato digestivo saudável e limpo, contribuindo para a redução dos distúrbios digestivos, como prisão de ventre e inchaço.

Para a Diabetes

As sementes de cânhamo também trazem benefícios para o caso de ser vulnerável a diabetes, ou mesmo se é diabético, uma vez que modera os níveis de açúcar.

Autor: 
SUTA Cosmetic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
SUTA Cosmetic