Ortodontia

Aparelho lingual: como funciona e quem pode usar?

Atualizado: 
03/01/2022 - 10:47
O aparelho lingual é um aparelho fixo que se coloca na face do dente que está voltado para a língua, ao contrário do que acontece com os aparelhos tradicionais. Por esse motivo, é uma solução praticamente invisível e que agrada bastante aos pacientes que valorizam a estética, conjugada a excelentes resultados.

Hoje em dia, existem vários tipos de aparelhos dentários e o lingual acaba por ser posto um pouco de parte. 

Isso pode ser explicado, porventura, pela maior complexidade do procedimento e pelo preço mais elevado que este tratamento acarreta. 

Como funciona?

A tipologia de tratamento é similar à utilizada num aparelho dentário tradicional - em que são colocados brackets metálicos em cada um dos dentes - mas com uma pequena diferença. 

Na ortodontia lingual, os brackets são feitos à medida de cada paciente, contando ainda com uma espessura reduzida e bordas arredondadas. O objetivo é que estes não interfiram com a dicção, nem provoquem dados na língua. 

Pelo facto do aparelho estar mais ‘resguardado’ e por ser mais confortável de se usar, é recomendado, por exemplo, para pacientes que tocam instrumentos de sopro ou pratiquem desportos de combate.

Como saber se posso usar um aparelho lingual?

Essa é uma questão que terá que ser respondida pelo médico dentista ortodontista, depois de uma avaliação oral e de um estudo ortodôntico.

Geralmente, o aparelho lingual permite resolver todos os tipos de problemas ortodônticos, mas não está indicado para todos os pacientes. 

Hoje em dia, existem várias opções ortodônticas que permitem corrigir a oclusão. Por isso mesmo, esta é uma decisão que deve ser bem ponderada, com o apoio do ortodontista, mediante as necessidades e as possibilidades de cada paciente. 

Cuidados a ter

Seja com a opção lingual ou convencional, o paciente terá que reforçar os seus hábitos de higiene oral, uma vez que os resíduos de comida não se vão acumular apenas entre os dentes, mas também entre o próprio aparelho. 

Desta forma, além de uma escovagem cuidada, é recomendado o uso de fio dentário e de elixir oral. Alguns produtos específicos, como o escovilhão interdentário, também são acessórios essenciais. 

Os aparelhos linguais são mais desconfortáveis ​​do que os outros aparelhos?

É perfeitamente normal que exista um desconforto, motivado pelo movimento dos dentes, independentemente de qual aparelho for utilizado. 

No caso do aparelho lingual, os avanços tecnológicos registados nos últimos anos permitiram que os brackets se tornassem mais pequenos e suaves, algo que possibilitou reduzir o desconforto sentido. 

É comum haver, contudo, algum desconforto na língua inicialmente, dada a localização dos brackets. Em todo o caso, a aplicação de cera ortodôntica sobre as bordas reduz significativamente os sintomas sentidos nos primeiros dias.

Afinal, quais são os prós e contras dos aparelhos linguais?

Vantagens 

  • É um tratamento ortodôntico praticamente invisível, uma vez que o aparelho é colocado na parte interna dos dentes;
  • Corrige a maioria dos problemas ortodônticos com bastante eficácia;
  • Os brackets são feitos à medida do paciente, o que permite um maior conforto e eficiência;

Desvantagens

  • É, normalmente, mais caro do que outros tipos de aparelhos dentários;
  • É mais difícil de higienizar;
  • A aplicação do aparelho é mais complexa;

Quais são os custos?

Normalmente, os aparelhos linguais são mais caros do que os aparelhos dentários convencionais. Isso pode ser explicado pelo facto do processo de aplicação ser mais delicado, sendo necessário mais tempo e cuidados. Além disso, os custos podem também variar conforme a duração e complexidade do tratamento.

 

Autor: 
Dra. Joana Ramalho - médica dentista da AngelSmile
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
AngelSmile