Notícias da Saúde Sénior

Serviço SOS Pessoa Idosa
As mulheres representam mais de dois terços dos casos de idosos vítimas de violência registados pelo Serviço SOS Pessoa Idosa da Fundação Bissaya Barreto, Coimbra, desde maio de 2014, data de início do projeto.
Principal causa de morte acidental nos seniores
São o acidente doméstico mais frequente nos idosos e a principal causa de morte acidental na população dos maiores de 65 anos. Falamos das quedas, que vão estar em destaque na 2ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos de Geriatria, da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, um encontro que se realiza nos dias 16 e 17 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.
Estudo
Os fatores socioeconómicos são os que mais influenciam a longevidade dos idosos, sendo as zonas mais desfavorecidas aquelas que apresentam taxas mais baixas de sobrevivência acima dos 90 anos, segundo uma série de estudos desenvolvidos por investigadores do Porto.
Sociedade Portuguesa de Cardiologia
É urgente aumentar o reconhecimento dos sintomas da insuficiência cardíaca, para que possamos ajudar todos aqueles que vivem com esta condição!
No Porto
O Centro de Mama do Centro Hospitalar São João, no Porto, criou uma consulta para pessoas com cancro da mama e com idade igual ou superior a 70 anos, anunciou hoje a instituição.
8º Colóquio Envelhecimento, Saúde e Cidadania
Conferência, dia 27 de outubro, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Dor, sono, dieta e atividade física são outros assuntos em destaque no encontro.
Estudo
Um quarto das mulheres e um sexto dos homens com mais de 65 anos na Europa terão uma qualquer incapacidade física em 2047, segundo um estudo divulgado ontem.
Relatório revela
A Beira Baixa é uma das regiões mais envelhecidas dos países da OCDE, segundo um relatório que retrata Portugal como um dos países com mais idosos e que está a envelhecer mais rapidamente.
12ª Reunião Nacional do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus
Os dados mais recentes do Observatório da Diabetes , referentes a 2015, confirmam o impacto que esta patologia tem nos idosos: ao todo, mais de um quarto das pessoas entre os 60 e 79 anos vivia com esta patologia, um cenário grave, mas que tem tendência a agravar-se ainda mais.
ActiveAdvice
Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde – Cintesis, Porto, integram uma equipa europeia num projeto avaliado em mais de 1,3 milhões de euros que pretende pôr tecnologias ao serviço das pessoas mais velhas.