Notícias da Saúde Sénior

“ageing@coimbra”
O consórcio ageing@coimbra, criado há quatro anos, quer envolver as universidades seniores e outras instituições sociais em projetos na área do envelhecimento ativo e saudável na região Centro.
Em Coimbra
Um cardiologista de 88 anos elogia vinho e café e um biólogo de 83 toma banho frio no inverno e corre diariamente dez quilómetros, dando o mote, em Coimbra, para um envelhecimento saudável.
Direção-Geral da Saúde
Os delegados de saúde devem intensificar as visitas aos lares de idosos como medida preventiva tendo em conta a previsão de descida das temperaturas a partir de hoje, recomenda a Direção-Geral da Saúde.
Estudo
A investigadora Teresa Medeiros afirmou que os idosos nos Açores tendem a envelhecer melhor, devido às relações de vizinhança e proximidade com a família e a uma rede de apoio que minimiza o isolamento.
Estudo
Quase 70% dos inquiridos num estudo do Observatório da Natalidade e do Envelhecimento em Portugal disseram não ter qualquer tipo de poupança para a reforma e cerca de 7% não compra os medicamentos todos por falta de dinheiro.
Administração Regional de Saúde do Centro
O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, José Tereso, apelou para que os lares não enviem diretamente os utentes para as urgências sem antes consultarem o médico afeto às instituições.
Governo
A Assembleia da República recomendou hoje ao Governo que reative a Linha Saúde 24 Sénior, para garantir que todos os idosos tenham acesso a este serviço “nesta época” da vida.
Fraunhofer Portugal AICOS
Uma nova tecnologia que envolve dança tradicional e tai chi e permite aos idosos treinar a força e o equilíbrio em casa, prevenindo a ocorrência de quedas, está a ser desenvolvida pelo centro de investigação Fraunhofer Portugal AICOS, do Porto.
Cuidado Centrado na Funcionalidade
O serviço de enfermagem do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) vai implementar em 2017 o programa Cuidado Centrado na Funcionalidade, que pretende reduzir o declínio funcional dos idosos internados naquela unidade de saúde.
Estudo
Em 16 países europeus, 50,8% dos que têm mais de 50 anos fazem balanço de vida “muitas vezes” feliz. Em Portugal, só 26,9% olha frequentemente para o passado com alegria.