Notícias da Saúde Sénior

Estudo
Portugal é um dos países que mais aumentaram a esperança média de vida, mais do que seria esperado atendendo ao seu nível de desenvolvimento, conclui um estudo internacional publicado na revista médica britânica The Lancet.
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
A iniciativa, promovida pela associação de estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, conta com mais de 50 voluntários e destina-se a pessoas de todas as idades.
Estudo
Um estudo que traçou o perfil sociodemográfico e as capacidades sensoriais, funcionais, cognitivas e de comunicação reportadas pelos “muito idosos” portugueses revelou que as suas maiores dificuldades se relacionam com a locomoção e a visão.
Estudo
Cientistas holandeses dizem ter estabelecido o teto máximo da longevidade humana em 115,7 anos para as mulheres e em 114,1 anos para os homens, apesar do aumento da esperança de vida.
Os conselhos e as dicas da SPMI para um verão mais saudável
Depois de um julho com temperaturas médias acima do normal, confirmadas pelos especialistas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que deram conta de dias em que os termómetros assinalaram, em vários pontos do País, mais de 40º, chegou o mês de agosto. E com ele a promessa de mais dias quentes.
Estudo
Investigadores do Porto concluíram que a doença autoimune ‘miastenia gravis’, que pode levar à paralisia de vários grupos musculares, e que era associada a mulheres e jovens, afeta hoje em dia maioritariamente homens acima dos 65 anos.
Envelhecimento saudável
Os programas e metas curriculares das escolas deviam integrar a valorização da população idosa e promover a sua imagem, sugere a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
Envelhecimento saudável
Os médicos devem sinalizar e justificar obrigatoriamente os casos de idosos que tomam mais do que cinco medicamentos, uma medida defendida na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
Direção-Geral da Saúde
Quase sete em cada dez idosos portugueses apresentam carências de vitamina D e mais de metade ingere menos cálcio do que o adequado, havendo 15% em risco de desnutrição, segundo um relatório nacional divulgado em Lisboa.
FallSensing
A Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra defendeu a inclusão de programas de prevenção de quedas de idosos nos cuidados de saúde primários.