Notícias da Saúde Sénior

Cerca de 950 pessoas já assinaram
Uma petição pública lançada há cerca de um mês sugere a criação de uma Comissão de Proteção ao Idoso, que defenda o interesse das pessoas idosas, à semelhança do que já existe para as crianças e jovens.
“Não caia nisso”
“Não caia nisso” é o tema da campanha de sensibilização que a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia lança hoje para prevenir as quedas na população idosa.
Campanha alerta para doença valvular em congresso médico
A campanha “Corações de Amanhã” vai estar presente no Update em Medicina, um congresso anual que se realiza de 19 a 22 de abril no Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira. O principal objetivo passa por consciencializar os cerca de 2 mil médicos de medicina geral e familiar presentes no evento para a estenose aórtica, a principal doença valvular.
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
Um projeto de investigação europeu, liderado pelo INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pretende criar "alimentos funcionais" que melhorarem os níveis de diabetes tipo 2 e a capacidade cognitiva de idosos, anunciou aquela instituição.
Estudo
Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto hoje divulgado mostra que, de cinco países europeus analisados, Portugal é aquele que apresenta a menor probabilidade de sobrevivência da população idosa para além dos 85 anos.
Investigador alerta
As instituições que acolhem idosos em Portugal estão em risco por falta de profissionais, alertou o investigador Ricardo Pocinho, do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona.
Serviços Partilhados do Ministério da Saúde
Perto de 20 mil portugueses têm o seu testamento vital registado, sendo que só no ano passado fizeram este documento mais de 12 mil pessoas, segundo os dados oficiais.
Estudo
Quase todos os idosos portugueses (91,5% dos homens e 80% das mulheres) ingerem sal acima das recomendações da Organização Mundial da Saúde e têm níveis baixos de potássio, concluiu um estudo publicado hoje na revista Food & Nutrition Research.
Estudo
Um estudo da Universidade de Aveiro realizado com um grupo de idosos de Estarreja revelou que os participantes com demência eram os que tinham no organismo valores tóxicos mais elevados, nomeadamente de alumínio e cádmio.
Estudo
Um estudo da Organização Mundial de Saúde que envolveu 53 países coloca Portugal no grupo dos cinco piores no tratamento aos mais velhos, com 39% dos idosos vítimas de violência.