Notícias da Saúde Sénior

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte
A região Norte será a mais envelhecida do país a partir de 2033 e perderá o estatuto de mais populosa, segundo projeções feitas pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.
Especialista
A doença de Parkinson, a patologia neurodegenerativa mais prevalente a seguir à de Alzheimer e que já afeta quase 20 mil portugueses, vai aumentar com o envelhecimento da população, disse a neurologista Cristina Januário.
Estudo
Os níveis “muito baixos” de atividade física levam a que existam em Portugal “demasiados idosos obesos”, concluiu Nuno Borges, professor da faculdade de Ciências da Nutrição do Porto, instituição que hoje promove o primeiro Seminário de Nutrição e Envelhecimento.
Estudo
Cerca de 85% dos portugueses com mais de 65 anos consome sal em excesso, segundo um estudo da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.
No Porto
Um projeto destinado a doentes com leucemia e linfoma presta apoio domiciliário a mais de 200 utentes, na maior parte idosos, evitando que passem horas no Centro Hospitalar de São João, no Porto, à espera de uma transfusão.
Idosos
A prevalência de desnutrição ou em risco de desnutrição é o dobro nos idosos que estão em lares quando comparada com os que vivem em casa. Esta é uma das conclusões do estudo PEN-3S, que avaliou o estado nutricional dos idosos portugueses e deu pela primeira vez um retrato do que se passa em Portugal. Entre as causas para esta diferença estão o facto de os idosos nos lares serem mais velhos, mais dependentes e mostrarem mais sinais de depressão. Em 2015 viviam em Portugal 2,1 milhões de idosos, segundo o Instituto Nacional de Estatística.
Governo
O ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, garantiu hoje que a Segurança Social atua sempre que tem conhecimento da existência de lares ilegais e lembrou que todos os anos há dezenas de espaços que são encerrados.
Especialista
Os idosos valorizam o sexo e as relações amorosas, mas o “erotismo no envelhecimento está fortemente ameaçado”, porque a sociedade marginaliza o amor nessa idade, disse a investigadora Ana Carvalheira.
Desenvolvido no Porto
Um aluno do Instituto Superior de Engenharia do Porto desenvolveu um sistema que deteta os modos de transportes utilizados pelos idosos, através dos sensores dos 'smartphones' e dos pontos de acesso Wi-Fi, para auxiliar os profissionais de saúde.
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra integra projeto FOCUS, iniciativa no valor de quase 2,4 milhões de euros, cofinanciada pela Comissão Europeia.