Notícias de Diabetes

Estudo
Um estudo da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) concluiu que, ao contrário daquilo que acontece com a diabetes, a pré-diabetes não apresenta um risco significativo para o desenvolvimento da doença renal.
Prémio Príncipe da Beira 2017
O Prémio Príncipe da Beira 2017 foi entregue na sexta-feira, em Guimarães, à investigadora Sílvia Vieira por um "processo inovador" que permite o "rápido tratamento" da diabetes tipo 1, diminuindo os efeitos secundários para o doente.
Estudo
O composto já está patenteado e é considerada a nova esperança de tratamento e, sobretudo, de cura para a diabetes tipo 1 que, geralmente aparece na infância e afeta mais de 21 milhões de pessoas em todo o mundo, cerca de um milhão só em Portugal.
No Norte
Investigadores do Porto analisaram dados de pacientes seguidos em três unidades de saúde do Norte, concluindo que, ao fim de um ano, 7% dos indivíduos com diabetes do tipo 2 desenvolveram úlcera de pé diabético.
Universidade do Algarve
Uma investigadora da Universidade do Algarve está a participar num estudo pioneiro em parceria com a Universidade da Florida, nos Estados Unidos da América, sobre a relação entre o intestino e o desenvolvimento de doenças como a diabetes.
Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia
Um projeto de investigação europeu, liderado pelo INL - Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pretende criar "alimentos funcionais" que melhorarem os níveis de diabetes tipo 2 e a capacidade cognitiva de idosos, anunciou aquela instituição.
Diabetes no Centro
No dia 18 de abril, quarta-feira, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e o Programa Regional da Diabetes da ARS do Centro organizam, das 08h45 e as 17h30, no Hotel Tryp em Leiria, a primeira de um Ciclo de Reuniões Formativas dirigidas a profissionais de saúde para analisar o tratamento da Diabetes em Portugal, em particular no Centro do país.
Sociedade Portuguesa de Diabetologia
A Sociedade Portuguesa de Diabetologia deixa o alerta: há várias regiões do país que se estão a ressentir nos seus programas de tratamento, diagnóstico e prevenção. “O Plano Nacional para a Diabetes, que foi assumido pelo Governo como prioritário, está assim a ser deixado para trás, em ‘modo autogestão’ e os doentes é que sofrem as consequências”, destaca o Dr. Rui Duarte, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.
Relatório
A diabetes, as doenças do cérebro e cardiovasculares, a depressão, as demências e as doenças musculoesqueléticas são as patologias que mais afetam a população da cidade de Lisboa, segundo um relatório divulgado hoje pelas entidades de saúde.
No Porto
Uma investigadora Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto desenvolveu um estudo com crianças e adolescentes para verificar a relação entre uma dieta sem glúten e o desenvolvimento da diabetes mellitus tipo 1.

Páginas