Cardiologista da Mayo Clinic

Caminhar é dar passos rumo a saúde do coração

Atualizado: 
30/10/2023 - 09:09
Caminhar é uma forma económica de fazer exercício que pode ser praticada por muitas pessoas de diferentes capacidades e idades. O que podemos dizer sobre os 10 000 passos diários recomendados pelas aplicações de fitness?

Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic, explica que não existe um número mágico de passos que as pessoas devam atingir todos os dias, porque elas são diferentes. O mais importante, continua ele, é que as pessoas se mexam.

"Caminhar é talvez o mais fácil, o mais acessível e um dos mais eficientes tipos de atividade física humana que podemos fazer", explica Lopez-Jimenez.

Quantos passos devemos dar todos os dias? Depende.

"Para uma pessoa de 25 a 30 anos, dar 6000 passos por dia é provavelmente um número muito baixo, mas para uma pessoa de 85 anos, dar 5000 passos é um número muito bom", explica.

O importante é tornar a caminhada parte da sua rotina diária. Utilize as escadas, leve o cão a passear ou deixe o carro um pouco afastado da entrada da loja.

"As pessoas devem caminhar todos os dias, nem que seja durante alguns minutos de cada vez, que podem ser apenas 15 ou 20 minutos", explica Lopez-Jimenez.

Tente afastar-se da mesa e vá dar um passeio. É bom para a sua cabeça e para o seu coração.

"Andar a pé tem muitos benefícios para a nossa saúde geral, não só cardiovascular, mas também para a nossa saúde mental", explica.

Sugestões para adicionar mais passos à sua rotina diária

  • Leve o cão a passear ou encontre um companheiro de caminhada
  • Vá às compras
  • Convide os seus entes queridos
  • Caminhe enquanto espera
  • Planeie as suas caminhadas em dias úteis
  • Estacione o seu carro mais longe
  • Suba as escadas
  • Estabeleça objetivos pessoais.

 

Fonte: 
Mayo Clinic
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Freepik