Atlas da Saúde
Publicado em Atlas da Saúde (https://www.atlasdasaude.pt)

Início > Anfetaminas: efeitos e dependência

Substâncias tóxicas psicoactivas perigosas
Há alguns anos atrás, estas substâncias eram utilizadas como medicamentos, sobretudo como complement
Anfetaminas

As anfetaminas são substâncias obtidas artificialmente a partir do alcalóide de uma planta denominada Ephedra vulgaris, tendo capacidade de provocar um efeito estimulante do sistema nervoso central semelhante ao da cocaína [1], pois diminui o cansaço, o sono e o apetite e provoca uma sensação de bem-estar.

A ação destas substâncias varia consideravelmente, dependendo do indivíduo, do ambiente e das circunstâncias.

Podem referir-se, no entanto, os seus efeitos mais comuns:

Efeitos Imediatos

Sensação de euforia manifestada sob a forma de: excitação nervosa, insónia [2], loquacidade, aumento do grau de confiança e da auto-satisfação, agitação e, em algumas ocasiões, agressividade, falta de apetite, fadiga e hiperactividade.

Uma das ações próprias das anfetaminas é a sua capacidade de incrementar o nível de atenção e de concentração em determinadas tarefas, razão suficiente para o seu uso difundido nos meios estudantis.

A nível físico, a pessoa pode manifestar:

- Transpiração;
- Sede;
- Taquicardia [3];
- Aumento da tensão arterial [4];
- Náuseas;
- Má disposição;
- Dor de cabeça [5];
- Vertigens [6];
- Frequência de tiques exagerados e anormais da mandíbula ou movimentos estereotipados.

As sobredosagens aumentam a temperatura corporal e podem causar:

- Inquietação;
- Alucinações;
- Irritabilidade;
- Taquicardia;
- Náuseas e vómitos [7];
- Cãibras no abdómen;
- Insuficiência respiratória e cianose;
- Impotência e alterações na libido;
- Dificuldade de micção;
- Convulsões;
- Morte.

Efeitos a longo prazo e potencial de dependência:

- Quando são administradas por via oral com fins terapêuticos, por exemplo para emagrecer, é menor a probabilidade de ficar dependente;
- O abuso de anfetaminas por via oral e o seu consumo por via intravenosa produz efeitos similares aos da cocaína;
- Provoca graves depressões, uma alta tolerância e intensa dependência psicológica, o que desencadeia um forte desejo da substância e uma necessidade imperiosa de a consumir;
- A característica mais notável é o aparecimento do quadro denominado psicose tóxica anfetamínica, caracterizado por hiperexcitabilidade, tremores, sintomas delirantes e alucinatórios. Esta psicose tóxica pode, com frequência, ser confundida com a esquizofrenia [8].

É provável, que os sintomas de abstinência, próprios dos dependentes das anfetaminas, não obedeçam tanto à falta desta droga como ao esgotamento dos sistemas de neuro transmissão adrenérgico e dopaminérgico (Beneit et al., 1990). Trata-se de um quadro clínico caracterizado pela letargia, fadiga, insónia ou hipersónia e depressão. Vai desaparecendo em poucos dias, embora os seus efeitos residuais, como a irritabilidade, alterações do sono e inclusivamente as ideias suicidas, possam persistir durante meses.

Usos terapêuticos

Alguns derivados anfetamínicos continuam a ser utilizados como anorexígénios no tratamento da obesidade, embora o tempo da sua administração tenha que ser muito limitado devido ao rápido desenvolvimento da tolerância.

No âmbito da psiquiatria, utiliza-se no tratamento de perturbações com deficit de atenção da criança e como coadjuvante nalguns tipos de depressão.

Fonte: 
Instituto da Droga e da Toxicodepência [9]
medipedia.pt [10]
Foto: 
ShutterStock [11]
Tabaco, Alcool e Drogas [12]
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.
  • Contactos Atlas da Saúde
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Política de Privacidade / Termos e Condições
  • Mapa do Site

URL de origem:https://www.atlasdasaude.pt/publico/content/anfetaminas

Ligações
[1] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/cocaina [2] http://www.atlasdasaude.pt/content/insonia [3] http://www.atlasdasaude.pt/content/taquicardia [4] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/tensao-arterial [5] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/dor-de-cabeca-cefaleias [6] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/vertigem [7] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/nauseas-e-vomitos [8] http://www.atlasdasaude.pt/publico/content/esquizofrenia [9] https://www.atlasdasaude.pt/fonte/instituto-da-droga-e-da-toxicodepencia [10] https://www.atlasdasaude.pt/fonte/medipediapt [11] https://www.atlasdasaude.pt/foto/shutterstock [12] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/tabaco-alcool-e-drogas