Alergia

Níveis de pólen vão estar muito elevados na próxima semana

Os níveis de pólen na atmosfera voltam a subir nos próximos dias, esperando-se concentrações muito elevadas para Portugal continental, até dia 4 de abril, alerta a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

O alerta vai particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de azinheira e outros carvalhos, plátano, pinheiro, e urtiga.

No Douro Litoral e região do Porto, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos de plátano, carvalhos, pinheiro e cipreste e da erva urtiga.

Na Beira Litoral e região de Coimbra, tal como na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com destaque para os de plátano, cipreste, pinheiro, azinheira e outros carvalhos e das ervas urtiga, parietária e azeda.

No que diz respeito à região de Lisboa, Alentejo e Algarve os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com destaque para os de plátano, azinheira e outros carvalhos e cipreste, e das ervas urtiga, parietária e tanchagem.

“Para os Arquipélago dos Açores e da Madeira esperam-se níveis baixos de pólen no ar”, pode ler-se.

Na sua página a SPAIC aconselha que se evite algumas atividades ao ar livre em especial durante as horas de maior polinização como acontece durante a manhã, viagens de carro com janelas fechadas, óculos escuros e uso integral de capacete pelos motociclistas.

O Boletim Polínico faz a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosféricos, obtidos através da leitura de vários postos que fazem a recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do país.

 

Fonte: 
Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay