Muitas das substâncias que as pessoas introduzem no corpo são tóxicas, tais como tabaco, álcool e drogas abusivas, que são altamente viciantes e prejudiciais para a saúde.
Os alimentos processados e embalados com alto teor de gorduras saturas também são tóxicos para o corpo.
Quando se trata de ingredientes específicos, os açúcares adicionados, como sacarose e xarope de milho rico em frutose, estão entre os piores e causam estragos no metabolismo quando consumidos em excesso.
Se quer ter uma boa saúde, tente reduzir e eliminar o consumo destas substâncias tóxicas da sua rotina diária.
Exercitar os músculos é extremamente importante para ter uma ótima saúde. A atividade física não melhora apenas a aparência física, como também ajuda a melhorar o funcionamento do corpo, do cérebro e das hormonas.
Fazer treinos de musculação diminui o açúcar no sangue e os níveis de insulina, melhora o colesterol, reduz os triglicerídeos, aumenta os níveis de testosterona e hormonas de crescimento e melhora o bem-estar.
Para além disso, o exercício pode ajudar a reduzir a depressão e o risco de várias doenças crónicas, como obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, doença de Alzheimer, entre muitas outras. O exercício pode também ajudá-lo a perder gordura, especialmente se for aliado uma dieta saudável.
O sono é muito importante para a saúde no geral e vários estudos demonstram que a privação de sono está correlacionada com muitas doenças, incluindo a obesidade e as doenças cardíacas.
Se tem dificuldades em dormir, faça algumas alterações na sua rotina que o ajudem a melhorar o sono, tais como:
Um estilo de vida saudável envolve uma dieta saudável, um sono de qualidade e a prática de exercício físico regular. No entanto, o estado de espírito também é muito importante.
Excesso de stress pode aumentar os níveis de cortisol e prejudicar o metabolismo. Pode também aumentar os desejos por alimentos menos saudáveis, levando a um aumento da gordura visceral e do risco de várias doenças.
Para reduzir o stress tente fazer exercício e caminhadas ou pratique técnicas de respiração profunda e meditação.
A forma mais simples e eficaz de fazer uma dieta saudável é concentrar-se em consumir alimentos reais.
Preferir alimentos integrais e não processados, como frutas, vegetais, sementes e cereais integrais, é muito importante para a saúde.
Se estiver com excesso de peso, obeso ou apresentar sinais de problemas metabólicos, como diabetes ou síndrome metabólica, o corte nas principais fontes de hidratos de carbono pode levar a melhorias drásticas.
Ligações
[1] https://www.atlasdasaude.pt/foto/freepik
[2] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/vida-saudavel
[3] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/artigos-complementares
[4] https://www.atlasdasaude.pt/autores/dra-rita-soares-nutricionista-na-gastroclinic