Esta é uma doença impossível de prevenir, mas detetar precocemente a diabetes infantil contribui para o seu rápido controlo, o que permitirá à criança manter uma vida igual à de todas as outras. Assim, os pais devem ficar atentos aos seguintes sinais:
Em crianças muito pequenas, estes sintomas são difíceis de valorizar e podem manifestar-se, por, por exemplo, a criança voltar a usar fralda de noite.
Em caso de suspeita de diabetes, deve ser contactado o médico que acompanha a criança ou outro, em caso de indisponibilidade. Este confirmará os sintomas, examinará a criança e pedirá uma avaliação da glicemia em laboratório. Confirmado o diagnóstico, o acompanhamento deve ser feito por equipas multidisciplinares: médico, nutricionista, enfermeiro e psicólogo.
A insulina, o exercício físico e a alimentação saudável são os pilares do tratamento da diabetes (tipo 1) na criança. A falta de controlo dos níveis de açúcar e o esquema inadequado de insulina impedem o equilíbrio metabólico e, nesse caso, a criança corre o risco de descompensação aguda, alterações do desenvolvimento e complicações a longo prazo (nos olhos, rins, coração e vasos sanguíneos).
A criança com diabetes deve:
Tal como outras crianças, deve:
A criança com diabetes necessita da gestão adequada da administração de insulina, da alimentação e da atividade física ao longo de todo o dia. Como muitas horas são passadas na escola, é fundamental envolver a comunidade escolar no tratamento. Assim, a direção da escola, o professor ou educador devem ter conhecimento de que a criança tem diabetes, saber como medir a glicemia, tratar a hipoglicemia e injetar insulina.
A equipa escolar deve também ajudar a criança a fazer a contagem de hidratos de carbono às refeições. Esta contagem consiste, de uma forma simplificada, na identificação dos alimentos que contêm este nutriente e sua contabilização.
Ao longo do ano letivo existem muitos dias especiais, como aniversários ou visitas de estudo, eventos importantes para a integração, autoestima e bem-estar da criança com diabetes. É indispensável o planeamento destas atividades, tendo em conta o horário e tipo de refeições, de modo a ajustar os esquemas de insulina e de vigilância da glicemia. A estreita colaboração entre escola, pais e profissionais de saúde é fundamental para o controlo da diabetes na criança.
*Este artigo Médis foi preparado e validado com a colaboração de:
Prof. Doutor João Filipe Raposo - Presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia
Fontes utilizadas:
https://www.cuf.pt/mais-saude/diabetes-nas-criancas-o-que-precisa-de-saber [1]
https://www.lusiadas.pt/blog/criancas/obesidade-infantil/diabetes-crianca-sinais-alarme [2]
https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/criancas-e-jovens-com-diabetes-mellitus-tipo-1-manual-de-formacao-para-apoio-aos-profissionais-de-saude-e-de-educacao-pdf.aspx [3]
https://apdp.pt/noticias/diabetes-tipo-1-na-escola/ [4]
Ligações
[1] https://www.cuf.pt/mais-saude/diabetes-nas-criancas-o-que-precisa-de-saber
[2] https://www.lusiadas.pt/blog/criancas/obesidade-infantil/diabetes-crianca-sinais-alarme
[3] https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/criancas-e-jovens-com-diabetes-mellitus-tipo-1-manual-de-formacao-para-apoio-aos-profissionais-de-saude-e-de-educacao-pdf.aspx
[4] https://apdp.pt/noticias/diabetes-tipo-1-na-escola/
[5] https://www.atlasdasaude.pt/foto/shutterstock
[6] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/diabetes
[7] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/sistema-endocrino
[8] https://www.atlasdasaude.pt/taxo-categories/saude-infantil